Preocupação com reciclagem leva artista plástica a produzir mandalas

Com restos de EVA, Carla Tennenbaum, da EvaMaria, é uma empresas paulistas vendedoras do prêmio do Sebrae

  
  
Empresária valoria exclusividade de cada peça

Nem santa, nem pecadora. A artista plástica Carla Tennenbaum criou em 2000 a EvaMaria, prestando uma homenagem a dois símbolos da alma feminina: Eva e Maria. Eva também pode ser traduzido por Etil-Vinil-Acetato, o famoso EVA, material utilizado por Carla para a confecção de suas peças.

As mandalas produzidas pela artesã já receberam prêmios da Fundação de Design Latino Americano e da Organização das Nações Unidos para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Mais recentemente, a EvaMaria foi uma das unidades produtivas que receberam o Top 100 de Artesanato, promovido pelo Sebrae.

Carla Tennenbaum formou-se em história na Universidade de São Paulo, mas sempre esteve ligada às artes plásticas. Um curso de design com os famosos irmão Campana despertou na paulistana o gosto pelas formas e cores. Ao passear no bairro do Braz, centro de São Paulo, Carla incomodou-se com o destino das sobras de EVA das indústrias e lojas do local. Tudo era jogado no lixo.

“O EVA é um produto derivado do petróleo. Eu descobri que esse material não é reciclável e pela legislação brasileira ele é passível de ser jogado em aterro sanitário. Ele não é perigoso, não é tóxico, mas é desperdiçado às toneladas, ocupa um espaço muito grande, e é gostoso de trabalhar", diz.

Carla começou fazendo experiências por hobby e descobriu os efeitos visuais que as sobras produziam quando unidas. Em 2001 surgiu a primeira mandala. “Passei dois anos usando cola e arame. Por ser um produto difícil de colar, o material era muito tóxico. Por isso, decidi então pesquisar até encontrar uma solução que não usasse a cola”.

O prêmio concedido pela Fundação de Design Latino Americano proporcionou a Carla uma maior intercâmbio com especialistas em design. Dois anos depois, em 2005, ela conseguiu chegar a uma peça de prolipropileno que substituiu definitivamente a cola.

Artesã cadastrada pela Sucato, a empresária participa de várias feiras, como a Craft Design. Uma pequena mandala de um metro custa em torno de R$ 20. A mais cara pode chegar a R$ 800,00. A EvaMaria também possui outros produtos, como pufs, chaveiros e porta-lápis. “Todo o material é reciclado. Os pufs são feitos com EVA triturado”.

Uma parceria com a Unibes, organização não-governamental de assistência social do bairro do Bom Retiro, permitiu que Carla estendesse o seu trabalho também para a área social. “Fui convidada para fazer um trabalho de geração de renda e coincidentemente fui procurada por uma pessoa que trabalha com o shopping Villa Lobos para produzir brindes de Natal”.

O ano de 2007 foi um marco na vida de Carla Tennenbaum. “A proposta era produzir em quatro meses 15 mil pequenas mandalas”. Com a ajuda da Unibes, ela capacitou um grupo completamente heterogêneo de pessoas. “Tínhamos desde deficientes mentais até desempregados”. Além disso, uma artesã em Praia Grande também constituiu um grupo para ajudar. Ao todo 40 pessoas trabalharam no projeto.

“Todos tinham liberdade de produzir. Não havia peças iguais. Dez dias antes do Natal, os brindes no shopping tinham se esgotado. Eles queriam mais 5 mil. Mandamos 1,5 mil”. O trabalho com a Unibes terminou, mas experiência motivou a empresária a continuar nessa área. Ela está se estruturando para começar a trabalhar no atacado na área de brindes.

Já fez uma parceria com ONG Lua Nova, em Sorocaba, para a confecção dos tecidos plásticos dos pufs. Ela também está reformulando seu site e produzindo um catálogo.

Outra frente da empresária é valorizar a exclusividade de cada peça, transformando-as em objetos de arte. “É muito difícil as mandalas saírem iguais. Como fazemos com material reciclado, cada peça acaba saindo de uma forma. Por isso, quero valorizar a assinatura das peças”. Atualmente, ela está capacitando quatro artesãs para serem multiplicadoras em áreas sociais.

Serviço:
EvaMaria – (11) 2659-2458
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7138 e 2107-0363
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Regina

Regina

12/05/2012 13:44:13
Muito lindo seu trabalho, principalmente por ser ecologicamente correto no uso dos EVAs(sobras).

Vera

Vera

25/04/2012 21:15:07
Por favor, nos ensinem pelo menos o mais simples! Amei e tenho o material.

Bete

Bete

26/12/2011 23:12:48
Oi Carla, tudo bem? Gostaria de aprender a fazer a mandala, é possível?

Iranice

Iranice

19/02/2011 23:03:22
eu achei o seu trabalho lindissimo,e muito importante para limpar o meio ambiente. Eu gostaria muito de aprender a fazer a mandala,pois trabalho ensinando artesanato a pacientes psiquiatricas. onde trabalho temos muitas sobras de e.v.a.

Maria gorete xavier (GOPET)

Maria gorete xavier (GOPET)

17/08/2010 13:25:52
gostaria muito de participar de uma capacitação com matériais reaproveitados de garrafas PET se possivél com os artistas plasticos que decoram a cidade de Gramado, aguardo enformações.abraços fraternos.

MIRIAN

MIRIAN

09/06/2010 23:38:02
Oi,Carla amei sua ideia em aproveitar sobras de EVA eu sempre guardo esses retalhos, para um trabalho pois fico pensando em ser aproveitado. Gostaria de ter outras ideias. Obrigada!

MARCIA

MARCIA

29/09/2009 15:34:34
OLHA GOSTARIA QUE VOCÊ NOS DESSE UMA DICA DE TRABALHO PARA CRIANÇA PORQUE ACHEI MARAVILHOSO ESSE TRABALHO DAS MANDALAS COM RESTOS DE EVA E NOSSO TRABALHO É COM CRIANÇAS CARENTES

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Marcia, Indicamos que entre em contato com o Sebrae para que possa obter tais informações. Agradecemos o contato Equipe EcoViagem
Geneci

Geneci

08/07/2009 10:46:55
gostaria de aprender a fazer a mandala

Roberta Wallner Teixeira

Roberta Wallner Teixeira

08/04/2009 15:40:49
Carla, adorei sua ideia até porque você esta ajudando na preservação do ambiente, e gostaria de saber qual a sua disponibilidade já que sou uma arte educadora e trabalho em uma ong -projeto Casulo e nosso tema é meio ambiente com o foco de preservação e reutilização do reciclado e recebemos uma doação de eva em retalhos, quem sabe você pode nos ajudar a traformar esse material em em algo para reaproveitarmos melhor e até utlizar-lo melhor. Aguardo seu contato. Roberta

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Roberta, O Portal EcoViagem é um veículo de comunicação ao qual não tem vínculo com as empresas (pessoas) anunciantes. Para obter as informações necessárias, contate diretamente a empresa (pessoa) anunciante. Agradecemos seu contato. Portal EcoViagem
Ytegner

Ytegner

08/04/2009 14:40:25
lindo...

JANA

JANA

08/04/2009 09:15:53
Gostaria muito de saber onde posso encontrar essas mandalas (EVA MARIA), de preferência pela internet, pois eu sou do Rio de Janeiro.
Muito Obrigada
Jana Marins

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Jana, O Portal EcoViagem é um veículo de comunicação ao qual não tem vínculo com as empresas anunciantes. Para obter as informações necessárias, contate diretamente a empresa anunciante. Agradecemos seu contato. Portal EcoViagem