Programa de reciclagem na Vila Paulicéia em São Bernardo do Campo-SP completa 10 anos

De acordo com seu propósito de exercer seu papel social e conviver em harmonia com a comunidade, a DaimlerChrysler do Brasil vem mantendo há 10 anos uma parceria com o Centro Comunitário Beneficente e Cultural Nossa Senhora Aparecida, localizado na Vila

  
  

De acordo com seu propósito de exercer seu papel social e conviver em harmonia com a comunidade, a DaimlerChrysler do Brasil vem mantendo há 10 anos uma parceria com o Centro Comunitário Beneficente e Cultural Nossa Senhora Aparecida, localizado na Vila Paulicéia, em São Bernardo do Campo, bairro onde está situada uma das unidades da empresa.

Fruto desta parceria, atualmente a comunidade da Vila Paulicéia conta com um Centro de Reciclagem, que produz uma média mensal de 6,5 toneladas de materiais reaproveitáveis, entre garrafas, pet, papelão, jornal, latas de alumínio, plástico, ferro, metal e vidro. Uma parte do material é doado pela DaimlerChrysler e também por outras empresas da região.

Outra parte vem dos colaboradores da empresa e de moradores do bairro, que participam da coleta seletiva. Em 2002, somente a DaimlerChrysler contribuiu com aproximadamente 13 toneladas de alumínio e 10 toneladas de vidros.

A renda obtida com a venda destes materiais é revertida à comunidade e utilizada na complementação de cestas básicas distribuídas à famílias carentes auxiliadas pela Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada no mesmo terreno do Centro Comunitário.

Atualmente, a receita obtida pela venda de recicláveis em conjunto com os trabalhos voluntários realizados pelo Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida permitem o auxílio de 70 famílias.

Prática da reciclagem beneficia a comunidade

A parceria entre a DaimlerChrysler do Brasil e o Centro Comunitário Beneficente e Cultural Nossa Senhora Aparecida nasceu em 1993, quando a empresa construiu um galpão de reciclagem.

O trabalho de reciclagem foi iniciado com o envio de latas de alumínio e vidros provenientes do restaurante da empresa. Pouco a pouco a atividade foi se ampliando e, em 1996, o Centro Comunitário recebeu da DaimlerChrysler a doação de um automóvel, com o objetivo de coletar recicláveis junto aos estabelecimentos comerciais da Vila Paulicéia e, dessa forma, aumentar a renda obtida através da venda do material. Também por meio da DaimlerChrysler foram firmados convênios com a LATASA e a ABVIDRO, para compra do material reciclável.

Em abril do ano passado, a DaimlerChrysler proporcionou uma reforma no Centro de Reciclagem, que ganhou uma área coberta, com baias de separação de materiais, aumentando em 50% a capacidade de recebimento de recicláveis.

Essa iniciativa tem permitido a concepção de projetos de conscientização voltados à área de meio ambiente dentro da comunidade e pretende contribuir para um aumento na renda obtida pelos trabalhos do Centro Beneficente Nossa Sra. Aparecida

Fonte: AssCom DaimlerChrysler do Brasil.

  
  

Publicado por em

Silvamar Pimenta

Silvamar Pimenta

29/06/2010 21:47:49
Se mais empresas seguissem o exemplo que mundo melhor teríamos! Parabéns pela iniciativa.

Alana

Alana

29/03/2009 19:23:24
estou em busca de criar um projeto semelhante,voltado à educação ambiental para crianças...utilizando da arte uma forma de se expressar e ganhar uma renda...ajudar o meio ambiente e educar futuros cidadãos!
Parabéns para voces...este é um grande referencial para mim!