Seja dono da sua Agência de Viagens Virtual

Notícias > Ambiente > Reciclagem > 

Projeto de reciclagem `Do Lixo ao Luxo`reforça a conscientização ambiental

Com o objetivo de reforçar cada vez mais entre os seus alunos a consciência de preservação ao meio ambiente, o Colégio Santa Maria desenvolve alguns projetos que estimulam esse exercício de cidadania, e que merecem destaque. Um deles é o projeto de rec

7 de Junho de 2005.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Com o objetivo de reforçar cada vez mais entre os seus alunos a consciência de preservação ao meio ambiente, o Colégio Santa Maria desenvolve alguns projetos que estimulam esse exercício de cidadania, e que merecem destaque.

Um deles é o projeto de reciclagem denominado Do Lixo ao Luxo. No início do ano, alunos da 3ª série do Ensino Fundamental visitaram a Coopercaps (Cooperativa de Coleta Seletiva da Capela do Socorro) para entender como funciona o trabalho da empresa.

A atividade tem dado tão certo, que já é possível perceber mudanças nos hábitos de alunos e até familiares. Alguns selecionam o próprio lixo produzido e encaminham para reaproveitamento.

Como incentivo ao trabalho, os estudantes criam gráficos comparativos entre as salas da quantidade de latas e garrafas pet coletadas.

Para dar continuidade ao projeto, está previsto para o segundo semestre uma Oficina de Artes e Música utilizando recicláveis para a produção de instrumentos musicais. Para isso, os alunos estão separando material, já que no próprio Colégio há coleta seletiva de lixo.

Um outro exemplo de trabalho de educação ambiental está ligado à despoluição do Rio Tietê. Alunos da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental fazem parte do projeto “Observando o Rio Tietê”, criado pela Fundação SOS Mata Atlântica, que visa à despoluição do maior rio do Estado de São Paulo.

Trata-se de um trabalho de monitoramento da qualidade das águas do Tietê e também dos córregos e rios que colaboram para sua poluição.

Os alunos do Colégio Santa Maria são responsáveis pelo monitoramento das águas do subafluente Zavuvus, que passa pelo Colégio. Uma vez por mês, os estudantes vão até a Comunidade São João Batista, na zona sul, e, junto com os moradores, fazem o exame da água.

Dessa forma, alunos e comunidade acompanham a evolução e a importância desse trabalho de conscientização para diminuir o impacto ambiental.

O Colégio Santa Maria fica na Avenida Sargento Geraldo Santana, 901, Jardim Marajoara, na zona Sul. Do ensino Infantil ao Médio, conta com mais de dois mil alunos.

Fonte: Accesso Assessoria de Comunicação

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Ivani Lopes de Oliveira

 postado: 2/9/2008 22:03:33editar

Eu achei ótimo o desempenho do colégio interagindo com a comunidade, pois sou educadora e iniciaremos um projeto a respeito desse assunto. Devemos conscientizar nossos alunos, desta forma estaremos envolvendo as familias e fazendo a nossa parte.

 

maria luzia de góis

 postado: 9/9/2008 14:24:31editar

achei muito bom o desempenho da população, pois trabalho na educaão e também sou conciente que cada um tem que fazer a sua parte, e também me ajudou bastante pois preciso fazer alguns trabalhos sobre o assunto.

 

elizangela

 postado: 9/9/2008 15:42:29editar

estou fazendo meu T.C.C sobre esse tema, achei muito interessante.

 

ariane evelyn

 postado: 24/9/2008 13:33:34editar

no meu pensamento se a sociedade se juntassem acho que teriamos um meio ambiente
melhor uma cidade uma pais com o melhor...

 

Laercio Bragato

 postado: 25/9/2008 17:01:02editar

Parabéns
Esta atitude todos municipios deveriam adotar
inclusive estou conhecendo as pessoas que coletam
reciclaveis para formar uma cooperativa mas estou a procura
de um projeto para avaliar e fazer um outro de acordo
com a realidade do municipio de nossa cidade
eu penso em reciclar todo o material que esta sendo enviado para o municipio de Amparo. Devido os gastos
de transportes e outros mais da pra fazer parceria
com prefeitura, ONGs, e emprestimos nos Bancos Públicos etc... Se voces tem algum projeto e possa me ajudar agradeço de coração, Vamos juntos salvar este maravilhoso planeta de forma justa e organizada
Por enquanto obrigado!
Meu nome e Laercio
agricultura@aguasdelindoia.sp.gov.br
Fone 0xx19 3824 3116

 

margareth Marinho da Silva

 postado: 9/10/2008 07:12:43editar

Caro amigo,
Fico muito feliz que nós Brasileiro temos esta conciência do meio ambiente,vivo a um ano na Venezuela é aqui nao existe esta conciência é lixo por toda parte,estive conversando com alguns políticos e me pediram informacoes sobre projetos do Brasil,será que vcs podem me ajudar no projeto de reciclagem de lixo? toda informacao será de imensa validade.
Atenciosamente,
Margareth marinho

 

Ellenzinha

 postado: 28/10/2008 08:31:56editar

uauu...
adoreii... um ótimo trabalho de conscientização com os alunos e em especial com comunidade geral*.Uma forma de aprender a reciclar suas importâncias e principalmente a dar valoOr...enfim minha escola também íra fazer um projeto e espero que seja tão bom quanto esse...*

 

wanessa Lima

 postado: 28/10/2008 08:46:05editar

achei muito legal o desempenho desse projeto e principalmente a dispertação pela concientização.

 

Paulo Sergio Peixoto - Eng. Agrônomo

 postado: 5/11/2008 13:26:40editar

Estou implantando um projeto de reciclagem em Tucuruí- Pará, e percebo que a cada dia amplia-se exponencialmente a consciência ecológica, principalmente em relação as pessoas de menor poder aquisitivo, que ingressam no início por apelo financeiro e no interim engajam-se de forma salutar e engradecedora para o meio ambiente em que estão inseridos, assim também percebo a iniciativa do projeto em questão. Parabens!!! vamos interagir para o bem de todos!!!

 

patricia santos

 postado: 14/12/2008 13:55:28editar

parabéns ....
alem de ser uma atitude e uma demonstraçao de que ainda existem pessoas concientes que se preocupam com o meio em que vivem...!!!

 

NATALI

 postado: 21/2/2009 22:34:40editar

MUITO LEGAL ESSA INICIATIVA. SOU ESTUDANTE DO ENSINO MEDIO E ESTOU PESQUISANDO SOBRE O ASSUNTO, ADOREI! MUITO BOA A INICIATIVA DA ESCOLA PARABÉNS

 

saulo

 postado: 27/5/2009 13:40:16editar

Sou estudante de gestão ambiental, e uma das dificuldades que encontramos,é a de conseguir formular projetos junto a comunidade para resolver problemas (as vezes até simples) iguais a este. Temos a certeza de que só conseguiremos algum sucesso com a ajuda da comunidade. É muito legal esta iniciativa,ou este trabalho,tambem é bom saber quer nao estamos sós.

 

Julieta Cabral cristaldo

 postado: 8/7/2009 22:28:23editar

Sou Julieta Cabral Cristaldo: trabalheie coordenei um projeto ambiental na escola, hoje aposentei e o projeto virou em nada.
Considero um trabalho de grande valia, mas acho que ainda falta consciencia em nossos educadores.
Os gestores que se acham donos das instituições não estão preparados para exercerem seus cargos, tomara que nas conferencias sejam discutidas as responsabilidades ambientais.
voces estao de parabens pelo belo trabalho que desenvolvem.

 

maiara sousa costa

 postado: 3/8/2009 12:54:39editar

gostei muito mesmo achei 100% ótimo...

 

MARIA DAS GRAÇAS S. FERREIRA

 postado: 27/9/2009 15:50:00editar

Devemos não só ajudar os alunos a reciclar, mas educar para reciclar e conscientizar para a sustentabilidade do planeta.

 

Márcia Oliveira Costa Brauno - Indiavaí/MT

 postado: 18/3/2010 13:33:50editar

Sou Educadora e trabalho com a disciplina de língua portuguesa, mas mesmo assim vejo a necessidade de trabalhar temas diversos. Pensando desta forma iniciei um projeto na escola onde trabalho de coleta seletiva do lixo, com intuito de levar os alunos a compreender como o lixo é produzido dentro de suas residencias e qual o destino deste. Tive acesso a esse projeto e gostei muito. Penso que a questão da produção de lixo no país é mais comportamental do que estrutural, por isso trabalhar desde as séries iniciais, mudanças de comportamento e percepção, assim estaremos, de fato, contribuindo para uma formação mais crítica da sociedade...

 

RUBENS RODRIGUES FERMINIANO

 postado: 10/5/2010 12:34:45editar

PARABÉNS, ESTE PROJETO É MUITO BOM E VAI AJUDAR CADA VEZ MAIS NA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO, VEMOS QUE CADA DIA O LIXO DE PRODUTOS NÃO PERECIVEIS ESTA AUMENTANDO E PERCEBEMOS TAMBÉM QUE SE NÃO TIVER FAZERMOS ALGUMA COISA,VAMOS PERDER NOSSO ESPAÇO PARA O LIXO, ENTÃO TEMOS SIM QUE ALCANÇAR AS ESCOLAS,LUGARES PÚBLICOS PARA SE CONSCIENTIZE QUE A RECICLAÇÁO DE MATERIAIS NÃO PERECIVEIS É DE GRANDE IMPORTANCIA PARA O NOSSO PLANETA.

 

AMANDA CAVALCANTE

 postado: 27/5/2010 14:20:00editar

ESTOU DE ACORDO COM ESSE PROJETO, VOCÊS NÃO SABEM O BEM QUE ESTÃO FAZENDO PARA O MEIO AMBI8ENTE!
PARABÉNS...................

 

Correia

 postado: 31/7/2010 11:18:15editar

Caro amigo, estou muito feliz por existir pessoa consciente como você. Se no Brasil e Mundo existissem pessoas com esta conscientização, com certeza, hoje nós não estávamos passando por tantos problemas ambientais, tanto no meio físico quanto humano.

 

kerolayne

 postado: 7/2/2012 10:00:59editar

Achei super intrigante; uma idéia espetacular.

 

Eunice Leinat

 postado: 9/5/2012 08:08:12editar

eu gostaria de trabalhar com o projeto do lixo ao luxo, mas não sei como montar o passo-a-passo. Vocês poderiam mandar o roteiro do passo a passo?

 

maria m. markim

 postado: 10/6/2012 19:00:18editar

Muito bom! Se a maioria do povo pensasse assim, nosso planeta teria mais vida.

 

 

Veja também

Reciclagem de lixo: fonte de sustento familiar e exemplo socioambientalBrasil inaugura primeira planta de plasma do mundo

 

editar    editar    editar    21.516 visitas    22 comentários