Reciclagem de lixo: fonte de sustento familiar e exemplo socioambiental

I Encontro de Responsabilidade Socioambiental trará relatos e propostas Porto Alegre - Com oito anos de atividade em Porto Alegre, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis é referência para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU)

  
  

I Encontro de Responsabilidade Socioambiental trará relatos e propostas

Porto Alegre - Com oito anos de atividade em Porto Alegre, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis é referência para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) no quesito organização, e conquistou a parceria de empresas do porte da Vonpar e da Gerdau, seja como doadoras ou compradoras. Nos galpões localizados na Av. Padre Cacique, todo o mês são separadas, prensadas e vendidas 35 toneladas de papel e 20 de plástico, além de grandes volumes de vidro e alumínio, garantindo o sustento de 49 ex-moradores de rua, que vivem com suas famílias em uma comunidade anexa. Cada um deles chega a faturar R$400 por mês.

A coordenadora da Associação, Sônia Holmes de Mesquita, conta que desde o início do projeto, nenhum integrante voltou para as ruas, e muitos conquistaram empregos fora dali, em funções como vigilante e diarista. Sônia, 52 anos, formada em Serviço Social pela PUCRS, será uma das participantes da mesa-redonda "O terceiro setor como protagonista de ações responsáveis", durante o I Encontro Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental, nos dias 14 e 15 de setembro, na Unisinos, em São Leopoldo/RS (anfiteatro Padre Werner). Inscrições on-line podem ser efetuadas no endereço www.encontrosocioambiental.com.br, onde o programa completo está disponível.

O evento é uma iniciativa da Notadez Informação, em co-promoção com a Unisinos e Instituto Venturi para Estudos Ambientais, e patrocínio do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo, Companhia de Geração Térmica e Energia Elétrica (CGTEE), Grupo Eletrobrás e Ministério de Minas e Energia.

_____
Fonte: www.encontrosocioambiental.com.br

  
  

Publicado por em