Saiba como reaproveitar bananas que amadureceram demais

A banana é a principal fruta na casa do brasileiro, porém o que muitos não sabem é que ela pode ser reaproveitada de diversas formas quando amadurece. Conheça outras opções para reutilizar a banana.

  
  
Conheça algumas sugestões para reaproveitar bananas de outras formas

A maneira mais correta de comprar frutas e verduras é adquiri-las em feiras locais, escolhendo apenas aquilo que será realmente consumido. Mas, de repente, a tentação da beleza das bananas vendidas pelo feirante, por exemplo, podem fazer a aquisição passar dos limites. Logo depois você pensa: "o que fazer com aquelas frutas que amadureceram rápido demais?". Conheça algumas sugestões:

1. Esfoliante de açúcar
A banana é rica em nutrientes, a exemplo do potássio, que serve como um hidratante natural para a pele. Por isso, ela funciona como base para o esfoliante de açúcar. Como fazer? É simples: amasse levemente uma banana com três colheres de sopa de açúcar granulado, uma colher de chá de azeite de oliva e algumas gotas de essência de baunilha. Entre no banho e, antes de abrir a torneira, passe a mistura por todo o corpo. Enxague e depois reserve um pouco para colocar em seu rosto, evitando os olhos. Depois, é só enxaguar novamente.

2. Gelo batido
Parece estranho, mas nada tem o rico e suave sabor de uma banana congelada. Que tal trocar os cubos de gelo por pedaços de banana congelada? Além de refrescar suas bebidas, a mistura tem um sabor único. Descasque as bananas, corte-as em cubos e as congele. Pronto! É só colocar nas bebidas e experimentar.

3. Polimento de sapato
O modo tradicional de polimento do sapato pode ser tóxico. O Department of Health and Human Services (HHS), dos Estados Unidos, já fez alguns apontamentos sobre isso. A graxa pode causar irritação nos olhos e na pele, dependendo do nível de contato.

Como alternativa é possível usar a casca da banana para polir o sapato. O potássio e os óleos que compõem a casca preservam o sapato do mesmo modo que um polimento tradicional. A diferença é que, além de não ser tóxico e ser mais ecológico, o processo de usar a casa ainda reduz o desperdício da fruta. Basta esfregar a parte interior da casca contra a superfície do sapato e depois lustrar com um pano macio. E para finalizar, faça a compostagem da casca.

4. Elixir da roseira
Se alguma rosa da roseira se desfez, coloque uma banana amadurecida com metade de um copo d'água no liquidificador. Cave a terra ao redor da roseira e coloque a mistura dentro do buraco e cubra-o novamente com terra. Depois de um tempinho, a rosa voltará à vida.

5. Suco para plantas
Coloque casca de banana em uma jarra grande e a encha com água. Use o "suco" de casca de banana com água para regar as plantas do seu jardim. A mistura é a seguinte: um copo de "suco" da casca de banana para cinco copos de água.

6. Pudim de pão com banana*
6 pães fraceses dormidos;
6 bananas nanicas bem maduras;
1 ovo inteiro;
1 colher de sopa de margarina;
500 ml de leite;
2 copos de açúcar;
1 colherzinha de baunilha.

Corte as bananas em rodelas e aguarde. Em uma outra vasilha, junte com as mãos, todos os outros ingredientes, amassando até que componham uma massa. Se precisar, coloque um pouco mais de leite, pois a massa deve ficar mole.

Unte o tabuleiro, forrando-o com açúcar e canela. Coloque as bananas cortadas dentro da forma e cobra com açucar e canela. Depois, é só acrescentar a massa. Asse em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar. (*Receita extraída do site Tudo Gostoso).

Fonte: EcoD

  
  

Publicado por em

Wel

Wel

08/01/2013 12:34:52
Perfeito! Não sabia disso!

Igal flint

Igal flint

08/01/2013 11:23:52
Não se deve, jamais, comer frutas passadas, de qualquer tipo, por conterem um bolor chamado de Patulina.

Leda cristina

Leda cristina

08/01/2013 09:13:00
Adorei a materia, banana é a minha fruta preferida e sua casca serve para cicatrização de verrugas, a parte interna da casca é usada como curativo sobre a verruga, 100% eficaz.