Notícias > Ambiente > Reciclagem > 

Utilização de garrafas recicladas marca a decoração do Natal Luz em Gramado

A utilização de garrafas PET recicláveis é uma das características marcantes na decoração do Natal Luz este ano em Gramado. O projeto de utilização de garrafas recicláveis surgiu a partir de um projeto pioneiro da empresa Eco Decor, idealizado para a

24 de Novembro de 2003.
Publicado por Equipe EcoViagem  

A utilização de garrafas PET recicláveis é uma das características marcantes na decoração do Natal Luz este ano em Gramado.

O projeto de utilização de garrafas recicláveis surgiu a partir de um projeto pioneiro da empresa Eco Decor, idealizado para a decoração do Natal de Foz do Iguaçu (PR) em 2002.

O sucesso foi tanto, que a empresária Nelci Rafagnin Maran,dona da Eco Décor, patenteou o processo de transformação das garrafas em flores e outros objetos.

Para o Natal Luz deste ano estão sendo utilizadas 200 mil garrafas Pet de dois e 2,5 litros, arrecadadas através das escolas e confeccionadas pela comunidade.

Quem visitar a cidade durante o período do Natal Luz poderá observar que a decoração com garrafas recicladas está presente desde os pórticos de entrada da cidade, passando pela Praça das Comunicações até a avenida Borges de Medeiros.

São flores, estrelas, árvores natalinas com até sete metros de altura e bonecos de neve. Estes, além de serem construídos com garrafas, têm suas roupas feitas a partir de sobras de fios de malharias locais, completando o processo de reciclagem.

Paralelamente ao trabalho decorativo, acontece um trabalho de envolvimento comunitário, definido por Nelci Rafagnin Maran como `cidadão participativo`.

A proposta é envolver os moradores do município no recolhimento da matéria-prima e na sua transformação em objetos de decoração. Os alunos da rede escolar gramadense, por exemplo, ganharam um cupom a cada 10 garrafas recolhidas para concorrer a uma viagem para Foz do Iguaçu.

`Os moradores ficaram entusiasmados porque viram que é possível fazer muito com muito pouco, obtendo um resultado visual fantástico`, destaca Nelci Maran.

O Natal Luz encerra no dia 6 de janeiro de 2004.

Fonte: Insider2

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

ivana

 postado: 29/10/2008 17:21:13editar

eu acho muito boa essa ideia, poia alem de reciclar as garrafas está ajudnado muita

 

maria cristina

 postado: 20/11/2008 12:45:32editar

Barbaro,sucesso!Gostei tanto que gostaria de receber informações para confeccionar os enfeites na minha cidade e ajudar a reciclagem deste material.

 

Nilda da Silva Motta

 postado: 20/11/2008 21:38:11editar

Olá achei muito bonito o trabalho e interessante,e gostaria muito de receber de vocês alguns sites ou ate mesmo que seja da prefeitura de cursos para trabalhar melhor com garrafas pet.Desde já agradeço a oportunidade
e aguardo anciosa o retorno ok.Nilda motta.

 

isamar brum

 postado: 9/12/2008 10:39:25editar

acho maravilhoso pois aqui em santa barbara do sul,tambem reciclamos garrafas pet e os enfeites de natal e pascoa são todos em garrafas pet.

 

Marilza Paz Passarinho e Cimária F. de Oliveira

 postado: 31/1/2009 10:43:45editar

olá! parabéns, sucesso, adoramos o trabalho é muuuito interesante, gostamos tanto k vamos montar um projeto aki na nossa cidade para enfeitar com garrafas PET. gostariamos muito de receber mais informaçoes sobre como confeccionar as peças e os materiais que utiliza, desde já agradeço...socesso

 

Lucicléa Alves Ferreira

 postado: 14/4/2009 21:30:06editar

É maravilhoso o que em vi em Gramado,a iniciativa é fantastica, parabéns. Gostaria de receber informações sobre este projeto, como vocês poderiam vir aqui em minha cidade atraves da Preifeitura para implantarmos esta decoração maravilhosa? Preciso com certa urgencia de contatos. Luciclea (cidade de Benevides - Para)

Olá Lucicléa,

O Portal EcoViagem é um veículo de comunicação ao qual não tem vínculo com as empresas anunciantes.

Para obter as informações necessárias, contate diretamente a empresa anunciante.

Agradecemos seu contato.
Portal EcoViagem

Jéssica Dranka

 postado: 1/9/2009 16:01:33editar

Olá, estou admirada pela atitude,e por consequencia tbm quero fazer um projeto desses para ser aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Campo Alegre-SC...
Gostaria muito de instruções para começar a fazer esse projeto maravilhoso e todo exemplar...Se por gentileza vocês pudessem me escrever por email eu agradeceria...
Além do mais, a natureza é quem agradece...

 

carine

 postado: 25/3/2011 17:46:15editar

Gostaria muito de instruções para começar a fazer esse projeto maravilhoso e todo o exemplar.se pudessem me enviar por email.obrigada

 

 

Veja também

O Brasil absorve menos de 5% da produção mundial de Pet.Redução de custo na separação de plásticos favorece reciclagem

 

editar    editar    editar    8.732 visitas    8 comentários