Utilização de plástico reciclado na construção civil é tema de palestra no SENALIMP 2003

A construção civil utiliza a madeira como um insumo básico em diversas atividades, principalmente em formas para concreto armado. Isso pode causar impactos ambientais em função dos desperdícios na transformação do material bruto em tábuas, sarrafos e pont

  
  

A construção civil utiliza a madeira como um insumo básico em diversas atividades, principalmente em formas para concreto armado. Isso pode causar impactos ambientais em função dos desperdícios na transformação do material bruto em tábuas, sarrafos e pontaletes.

Um estudo realizado pela EBR (Empresa Brasileira de Reciclagem) apontou a viabilidade técnica e econômica da substituição da madeira por plásticos reciclados, contribuindo assim para a redução do desmatamento, aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e economia de energia.

Segundo Nelson Parente Junior, diretor técnico da EBR, a reutilização de resíduos termoplásticos através de beneficiamento, reciclagem tecnicamente controlada por sistemas de qualidade e metodologia de fabricação de perfis vazados, substitui satisfatoriamente a madeira na execução de formas.

“Além do aspecto ambiental, essa tecnologia reduz custos e aumenta a oferta de mão-de-obra em função da reciclagem. É uma alternativa auto-sustentável”, ressalta Parente.

O estudo na íntegra será apresentado no SENALIMP 2003 (Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana), que acontece de 26 a 28 de março no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Os interessados em participar do seminário, que é realizado pela ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) e pela ABLP (Associação Brasileira de Limpeza Pública), podem se inscrever antecipadamente até o dia 21 de março. Quatro ou mais inscrições feitas em conjunto receberão 15% de abatimento.

Mais informações no site ou pelo telefone (11) 3284-3211.

Fonte: Ass.Imprensa SENALIMP

  
  

Publicado por em

Gilberto Ezequiel Adorno

Gilberto Ezequiel Adorno

07/02/2009 10:28:04
favor informar endereço de industria fabricante de formas plastica para construção civil (desejo utilizar plastico reciclavel para evitar o uso de madeira) grato, muito obricado Gilberto