Veja exemplos de enfeites de Natal sustentáveis

Ainda dá tempo de decorar a casa para o Natal gastando pouco e reduzindo o impacto no planeta

  
  

Ainda dá tempo de decorar a casa para o Natal gastando pouco e reduzindo o impacto no planeta. Para te inspirar, selecionamos algumas ideias fáceis, criativas e que vão deixar qualquer ambiente lindo e sustentável!

A árvore de Natal precisa de um tapete para esconder aquela base de plástico? Que tal aproveitar um material alternativo? Na foto acima foi utilizado um saco de estocar café, mas com criatividade dá para usar muitas outras coisas!

Olha que graça esse buquê feito de flores de jornal! Para fazer, basta cortar uma folha de jornal em formato de caracol e depois enrolar o papel até formar uma florzinha. Aí é só prender várias flores em uma bola de isopor e está pronto!

Quem ver esse coral natalino enfeitando a sua casa nunca irá imaginar que eles são feitos de rolos de papel higiênico! Portanto, nada de jogar tudo fora! Com criatividade e algumas tintas é possível transformar o que iria para o lixo em peças de decoração.

Para os apreciadores de um bom vinho aprenderem como utilizar as rolhas na decoração natalina. Basta um pouco de arame, algumas enfeites de Natal e certa habilidade manual para transformar aquelas rolhas em uma linda guirlanda!

Aquela pilha de CDs e DVDs velhos e arranhados podem ter um final mais feliz do que a lata de lixo. Com uma tesoura, uma ideia na cabeça e uma fitinha para dar o acabamento, eles vão acabar pendurados na árvores de Natal!

Palitos de picolé são outra matéria-prima prima abundante em nossas vidas e que podem render mil possibilidades de enfeites. Portanto, junte os palitinhos, reúna a garotada e solte a imaginação!

A lâmpada incandescente queimou? Nada de jogá-la fora. Com tinta, glitter e alguns enfeites elas podem virar lindos bonequinhos de neve para deixar seu Natal mais sustentável. E lembre-se de comprar lâmpadas mais eficientes para substituí-las, como as fluorescentes!

Quando a criatividade é grande, até simples gravetinhos podem virar objetos de decoração. Na foto acima, a artesã utilizou gravetos de diferentes tamanhos, linha e tinta para fazer esses enfeites para a árvore de Natal.

Outra opção de decoração sustentável é utilizar elementos naturais, como flores, folhas, sementes e frutos. As pinhas acima foram presas em um barbante e penduradas na parede, deixando o ambiente mais bonitos e natural.

Esta dica a gente já deu aqui no EcoD no Natal de 2010, mas ela continua sendo uma ótima opção para decorar a mesa ou um móvel pequeno, utilizando apenas papel de presente ou jornal. Clique aqui para ver o passo a passo.

Outra ideia que também já apareceu por aqui foi esse floco de neve feito com papel de rascunho ou folhas de jornais e revistas.

Fonte: EcoD

  
  

Publicado por em