Recorde de vencedores e prêmios no Concurso da Primavera 2003, em Itu-SP

Um recorde em número de premiados do Concurso da Primavera, organizado pela AIPA, que chegou à 11.ª edição neste 2003: 232 estudantes que trabalharam individualmente ou em grupos, para vencer nas 19 Categorias do Concurso (cada categoria corresponde a um

  
  

Um recorde em número de premiados do Concurso da Primavera, organizado pela AIPA, que chegou à 11.ª edição neste 2003: 232 estudantes que trabalharam individualmente ou em grupos, para vencer nas 19 Categorias do Concurso (cada categoria corresponde a um nível de ensino, do Infantil ao Profissionalizante).

No total, são 72 trabalhos premiados, incluindo-se as menções honrosas. O concurso atingiu 10 municípios da região, graças ao apoio da Diretoria Regional de Ensino, mas os vencedores são de quatro: Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê.

Para vencer, o esforço envolveu diretamente 50 professores, atuando em 34 escolas. Além dos estudantes vencedores, tanto suas escolas como seus mestres ganharão certificados produzidos em papel reciclado, nesta 2.ª feira, 22/9, a partir das 14h, na Cerimônia de Premiação que ocorre no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu (CEUNSP, Bloco II, Rua do Patrocínio, 176, Centro). Os trabalhos já estão expostos no local, numa exposição gratuita, aberta ao público.

“Com este número de participantes, também devemos ter um número recorde de participantes neste evento de premiação”, prevê Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA, contando que a organização do evento deu oportunidade a duas estudantes de Turismo do Colégio Agrícola de Itu que estão realizando seu estágio na Associação.

COBIÇADOS PRÊMIOS

Doados por empresas da região e uma ONG paulistana, os prêmios deste ano farão sucesso. São dezenas cursos de informática ofertados pela MM Company (além de brindes); seis excursões para o Hopi Hari doadas pela Tombatur Turismo (além de bolsas); sementes para todos premiados oferecidas pela Flora Natureza; três objetos de arte em porcelana preparados pela L`Oficina Dell`Arte.

Tem mais: A Editora e Copiadora Ottoni entrou com livros de seu catálogo, a Papelaria Bonassa deu “lápis de Itu”, o paulistano Instituto Nina Rosa, que luta pela defesa dos animais, doou 90 cartilhas didáticas “A Coragem de Fazer o Bem”. Contribuindo pessoalmente, Juljan Czapski, presidente da AIPA, doou brinquedos para crianças premiadas na categoria Educação Infantil.

“Pela primeira vez, em vez de simplesmente realizarmos uma premiação, criamos uma programação para toda a semana”, prossegue Marcelo Mattiuci, relatando que, de 3.ª a 6.ª feira haverá trilhas ecológicas para escolas na sede da AIPA (zona rural de Itu), organizadas em parceria com a Tombatur Turismo, e, no sábado, mais um Curso Prático de Capacitação em Horta Orgânica.

“Ainda há algumas vagas, com desconto, para o curso”, diz ele, avisando que, até esta 2.ª feira, 22/9, os participantes pagarão apenas R$ 28,00, caso não precisem de ônibus para chegar à sede da AIPA. O valor para este curso - que vai das 8h30 às 16h30 e ensina todos os passos para ter uma horta até dentro de casa -, inclui almoço e um brinde (muda de erva medicinal).

O CONCURSO

Organizado pela AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental) com a Diretoria Regional de Ensino, e apoios institucionais das secretarias municipais de Cultura e de Educação de Itu e do Ceunsp, o Concurso da Primavera 2003 teve um tema central desafiador: “Vamos proteger nossos recursos naturais?”, com sub-temas para cada categoria: do ensino infantil ao profissionalizante.

“Os trabalhos deste ano são de ótimo nível”, opina Juljan Czapski, citando como exemplos uma colagem feita por alunos da APAE, que exigiu milhares de pedacinhos de papel para dar o efeito mosaico e uma minuciosa maquete que mostra um rio antes e depois da poluição Ele avisa: a exposição dos melhores (visitas gratuitas) foi encerrada no final da tarde da 2.ª feira(3/11).

Fonte: AIPA

  
  

Publicado por em