S.O.S. Serra Vermelha

Por Rede Ambiental do Piauí Recente pesquisa nacional feita pelo Vox Populi, com milhares de pessoas nas principais capitais do país, revelou que as questões ambientais não emocionam nossos políticos. Por o

  
  

Por Rede Ambiental do Piauí

Recente pesquisa nacional feita pelo Vox Populi, com milhares de pessoas nas principais capitais do país, revelou que as questões ambientais não emocionam nossos políticos. Por outro lado, a população sabe que o Brasil enfrenta sérios problemas nessa área, e o desmatamento e a produção de carvão de matas nativas e suas conseqüências, aparecem na frente como nosso problema ambiental mais grave, com 86% das escolhas.

Além de provocar a destruição das florestas naturais e de espécies animais e vegetais, a produção do carvão lança muitos poluentes na atmosfera. O processo de fabricação ainda é primitivo e apenas 30% a 40% da madeira queimada vira carvão. Assim como as cinzas, quase todo o resto é poluição, principalmente gás carbônico, um dos vilões do aquecimento global.

Mesmo contrariando as estatísticas, o Ministério do Meio Ambiente e o Governo do Piauí autorizaram o maior desmatamento do Nordeste no Sul do Piauí. Nas chapadas da Serra Vermelha, uma área de alta biodiversidade, onde fica a última floresta nativa do semi-árido brasileiro, com elementos da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, 78 mil hectares de florestas estão virando carvão.

Assustados com tamanho crime ambiental, os ecologistas do Piauí, através da Fundação Rio Parnaíba, em parceria com a Fundação Museu do Homem Americano, Fundação Cultural Raízes do Piauí, Fundação Nogueira Tapety, Sindicato dos Jornalistas do Piauí, Fundação Velho Monge, ONG Nova Consciência e Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag, criaram a campanha "Ajude a Salvar a Serra Vermelha".

Além de sensibilizar a população brasileira sobre o caso Serra Vermelha, a campanha orienta as pessoas a enviar e-mails ou ligar para a linha verde do Ibama pedindo a criação do Parque Nacional Serra Vermelha e a paralisação do projeto Energia Verde. Também estão sendo recolhidas assinaturas para um abaixo assinado que será protocolado na sede do Ibama, em Brasília.

Um site: serravermelha.blog.terra.com.br foi criado especialmente para apoiar a campanha, e relatos com dados e fotos sobre a destruição dessa importante região nordestina, estão sendo enviados para os principais veículos de comunicação do Brasil e do exterior, que já estão publicando uma série de matérias sobre o projeto

DADOS SERRA VERMELHA

O que é a Serra Vermelha" - É uma grande chapada, no Sul do Piauí, totalmente preservada pela última floresta do semi-árido brasileiro, com elementos da Caatinga, Cerrado e da Mata Atlântica. Segundo os pesquisadores da USP, o lugar abriga uma das maiores biodiversidades do interior nordestino.

Onde fica" - No Sul do Piauí, na zona rural dos municípios de Morro Cabeça no Tempo, Curimatá e Redenção do Gurguéia.

O que é o projeto Energia Verde" - É um dos maiores projetos de Manejo Florestal, em volume de biomassa, do mundo. A meta é produzir 4 bilhões de toneladas de carvão vegetal em 13 anos. Para isso, 78 mil hectares de matas nativas serão cortadas. www.jbcarbon.com

Quem aprova" - O Ministério do Meio Ambiente, através do Ibama, e o Governo do Estado do Piauí, que aprovou o projeto na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e ainda concedeu isenção fiscal para o grupo carioca que explora o local.

Qual a importância da Serra Vermelha" – Apontada pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das 900 áreas prioritárias para conservação da biodiversidade brasileira, o lugar tem fauna e flora ainda desconhecidas pela ciência. Sua cobertura vegetal exerce importante papel na recarga dos aqüíferos e do lençol freático do Vale do Gurguéia. Várias nascentes estão na chapada da Serra Vermelha, entre elas a do rio Rangel. Decisão unânime do Conselho Nacional do Meio Ambiente diz que a região deveria formar o Parque Nacional da Serra Vermelha.

_____
Fonte: Envolverde/Rede Ambiental do Piauí

  
  

Publicado por em