Santa Catarina ganha estação metereológica internacional

Desde o começo deste ano, a Petrobras Transporte S.A. - Transpetro - vem recebendo informações meteorológicas mais precisas sobre a região de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina. Os dados são fornecidos pela Estação Meteorológica

  
  

Desde o começo deste ano, a Petrobras Transporte S.A. - Transpetro - vem recebendo informações meteorológicas mais precisas sobre a região de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina.

Os dados são fornecidos pela Estação Meteorológica Internacional, instalada na área do terminal da empresa, no balneário de Ubatuba, com o objetivo de garantir
ainda mais segurança durante as operações realizadas pela empresa.

`Sabendo com antecedência de mudanças das condições do vento e ondas, por exemplo, podemos nos preparar melhor para desamarrar um navio imediatamente, se necessário`, explica o capitão de manobras do Atracadouro do Terminal Aquaviário de Santa Catarina, em São Francisco do Sul, Carlos Osório.

A execução e o monitoramento dos equipamentos são de responsabilidade do Centro Integrado de Meteorologia e Recursos Hídricos de Santa Catarina (Climerh/Epagri), com sede em Florianópolis.

De acordo com o órgão, a unidade instalada em São Francisco do Sul vem contribuir para a coleta de dados da região, suprir a carência de estações que fazem a coleta de dados climáticos ao longo da costa brasileira e atender a reivindicações de profissionais ligados à área de meteorologia.

Instalada em área cedida pela Transpetro, a unidade meteorológica atende aos padrões internacionais de segurança, que determinam que estes equipamentos estejam livres de obstáculos num raio de 200 metros em torno dos materiais. A empresa investiu no projeto R$ 30 mil na parte de alvenaria e na abertura da área.

A estação é uma iniciativa do Instituto do Milênio, formado por diversas entidades da área de pesquisa, por meio de um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia para patrocinar pesquisas científicas de excelência em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, com a finalidade de instalar unidades meteorológicas automáticas na extensão do litoral brasileiro.

Antes da instalação da estação, a coleta de informações meteorológicas era realizada por meio de convênio com a Fundagro/ Epagri/ Climerh, que retransmitia os dados para a Transpetro a partir de Florianópolis. Com a implantação do novo sistema, as informações serão geradas próximo ao terminal, obtendo-se assim resultados mais precisos.

Fonte: Ass.Imprensa Coord. Regional de Com.São Paulo-Sul

  
  

Publicado por em

Cid junkes

Cid junkes

13/10/2008 14:19:34
Gostaria de saber se tenho como acessar aqui em Floripa o vento , sua velocidade e direção e qual a previsão para os proximos dias ok

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Cid, tente o site www.windguru.com