Santa Catarina terá Selo Verde para postos de combustíveis

Jaraguá do Sul, cidade do Nordeste de Santa Catarina, foi a cidade escolhida para o lançamento de um programa inédito que vai conceder a postos de combustíveis certificados de acordo com as exigências ambientais. O evento é uma iniciativa do Núcleo de

  
  

Jaraguá do Sul, cidade do Nordeste de Santa Catarina, foi a cidade escolhida para o lançamento de um programa inédito que vai conceder a postos de combustíveis certificados de acordo com as exigências ambientais.

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Postos de Combustíveis da Associação Comercial do município, terceira maior economia do Estado, e acontece nesta quinta-feira, dia 25, às 19 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Neste dia, será entregue o primeiro Selo Verde da campanha, ao Posto Amizade.

A certificação ambiental é um projeto que envolve os sindicatos das empresas que distribuem combustíveis em Joinville (Sindipetro), Balneário Camboriú (Sindicombustíveis),(Blumenau (Sinpeb) e de Florianópolis (Sindópolis), em parceria com a Fatma - Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina e Imamb - Instituto de Monitoração Ambiental.

O presidente do Imamb, Roberto Roche, diz que Santa Catarina sai na frente no reconhecimento das empresas do setor em relação aos cuidados ambientais.

Representante da Confederação Nacional do Comércio e da Federação dos Postos de Combustíveis junto ao Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, ele atua como consultor e é responsável pela implantação e
gerenciamento de projetos de sistemas de gestão junto aos órgãos ambientais nas esferas federal e estadual.

Ele explica que a proposta de criar o Selo Verde é dar visibilidade ao empreendimento junto ao consumidor, demonstrando a preocupação que as empresas devem ter nas suas operações.

Através da parceria com o Imamb, os sindicatos receberão orientações que serão repassadas aos seus associados quanto aos procedimentos e na realização de atividades visando a divulgação de projetos ambientais, na obtenção de licenciamentos e na busca de mais eficiência e melhor imagem do setor.

Critérios do Selo Verde

A certificação que está sendo implantada pelo Imamb foi baseada em um modelo adotado pela indústria transformadora de madeira, que utiliza um Selo Verde expedido pela entidade internacional FSC - Forest Stwardship Council A.C., órgão ligado a SCS -Scientific Certification System, nos Estados Unidos.

Os critérios de avaliação levam em conta o cumprimento de toda a legislação ambiental em vigor, incluindo a legislação do Conama. A certificação segue os padrões internacionais, tendo em vista que o cuidado nas operações de produtos combustíveis se tornou preocupação de órgãos ambientais no mundo inteiro.

Para ter direito ao Selo Verde, o posto deverá passar por uma auditoria ambiental. Depois disto, recebe certificado, banner no tamanho 1x1,5 m e adesivos medindo 30x30cm que serão afixados no estabelecimento.

A fiscalização e auditoria serão realizadas por um grupo de engenheiros e biólogos especializados em impactos ambientais, sob a coordenação do presidente do Imamb.

Conforme Roberto Reche, o objetivo é fazer com que todos os postos de combustíveis atuem de acordo com as normas ambientais.Ele entende que as empresas que não se adequarem sofrerão as penalidades previstas na legislação e a rejeição do consumidor, cada vez mais atento com a maneira como as empresas atuam em relação ao meio ambiente.

Pesquisa realizada pelo Ibope mostra que o cliente de postos não se importa de pagar mais pelo produto, desde que a empresa cuide do meio ambiente e não forneça combustível adulterado.

Além do presidente do Imamb, Roberto Roberto Roche, participam do lançamento do programa de certificação ambiental os presidentes dos sindicatos de Joinville, Luís Antônio Amin; de Balneário Camboriú, Algenor Barros Costa; de Blumenau, Lúcio César Zimmermann; e de Florianópolis, Alexandre Carioni.

Fonte: AssCom.Social Inácio Carreira/Flávio Brugnago

  
  

Publicado por em

Alexandre junior

Alexandre junior

22/04/2009 09:29:54
Essa idéia deve ser seguida como exemplo.