Santo André-SP recebe hoje um prêmio internacional no Equador

A Prefeitura de Santo André recebe nesta sexta-feira (18/2), em Quito, no Equador, mais um prêmio internacional. A cidade foi escolhida como uma das mais solidárias que integram a Rede Pimex - Plataforma Internacional para o Intercâmbio Municipal, um dos

  
  

A Prefeitura de Santo André recebe nesta sexta-feira (18/2), em Quito, no Equador, mais um prêmio internacional. A cidade foi escolhida como uma das mais solidárias que integram a Rede Pimex - Plataforma Internacional para o Intercâmbio Municipal, um dos programas de maior importância das Nações Unidas, voltado ao desenvolvimento urbano, combate à pobreza e exclusão social.

Além de Santo André, serão agraciadas as cidades de Las Margaritias (México) e Rosário (Argentina).O prêmio será entregue a vice-prefeita de Santo André, Ivete Garcia, e ao secretário de Governo, Mário Maurici, durante o Encontro Internacional para Construção de Cidades Mais Solidárias.

Em 2001, a Organização das Nações Unidas (ONU) implantou o programa Apoio à Solidariedade Internacional Municipal, que atua em duas bases de cooperação internacional: uma para a América Latina e Caribe, e outra para a África.

A Rede Pimex faz parte deste programa e a cooperação entre cidades é feita de forma solidária, por meio do voluntariado técnico. A base regional para América Latina e o Caribe está localizada na cidade de Quito.

A Rede Pimex foi criada para apoiar a cooperação entre cidades para troca de tecnologia e políticas públicas, visando a melhoria da qualidade dos serviços urbanos, a capacidade institucional dos municípios e a formação de recursos humanos.

Por meio delas, os participantes também podem buscar sócios (cidades-irmãs) para colaboração de projetos técnicos, ambientas, culturais, econômicos e sociais de longo prazo.

No dia 18, encerra-se a fase piloto, já identificada como potencial projeto mundial por sua capacidade de fortalecimento da solidariedade internacional. Foram realizadas 28 atividades de cooperação, sob vários temas desenvolvimento urbano, envolvendo 38 municípios de 13 países da América Latina e Caribe. A próxima etapa se inicia com o objetivo de sustentabilidade do projeto e sua
difusão, para servir de guia em futuras cooperações.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo André

  
  

Publicado por em