São Paulo sedia o maior evento de tecnologias ambientais do País

Movimentação de cerca de 17 bilhões de dólares para os próximos cinco anos. Essa é a expectativa do mercado brasileiro de tecnologias ambientais, que terá a sexta edição do seu principal evento, nos dias 03, 04 e 05 de novembro, na capital paulista -

  
  

Movimentação de cerca de 17 bilhões de dólares para os próximos cinco anos. Essa é a expectativa do mercado brasileiro de tecnologias ambientais, que terá a sexta edição do seu principal evento, nos dias 03, 04 e 05 de novembro, na capital paulista - a VI Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial (FIMAI).

Às vésperas do evento, a direção da Revista Meio Ambiente Industrial, um dos mais importantes veículos de comunicação ambiental do País - que há seis anos foi a responsável pela criação da Feira -, comemora o apoio de entidades como PNUMA, CEMPRE e Ibama, além da comercialização de praticamente 100% dos 15 mil metros quadrados reservados aos expositores nesse ano, o que corresponde a um aumento de três mil metros em relação ao anterior.

Até agora, a participação de empresas nacionais e internacionais também apresenta um aumento de 20% em comparação à última edição. Já em relação ao número de visitantes, estima-se uma média de 10 mil pessoas por dia.

O volume de negócios gerados na V FIMAI, cerca de 180 milhões de reais, é um dos números que legitimam a Feira como uma potente alavanca para o setor. Parte desse valor foi resultado da rodada de negócios, patrocinada pelo Eurocentro e representada no Brasil pela área internacional da Fiesp.

De acordo com Julio Tocalino Neto, diretor da Feira, esse número impressionante é o reflexo de as empresas estarem mais atentas às exigências legais e ao resultado favorável que atividades relacionadas à atuação ambiental possam trazer a elas.

Para a VI FIMAI, mais de 43 empresas, de oito países - Holanda, França, Espanha, Itália, Inglaterra, Finlândia, Suíça e Alemanha -, já estão confirmadas para o encontro do Eurocentro, que será voltado ao tema `Remediação de Locais Contaminados`.

`O ano passado, a participação foi de 26 empresas. Além desse crescimento, o tema escolhido, `Remediação de Locais Contaminados`, também está sendo bastante desenvolvido no País. Então, acredito que superaremos tranquilamente os valores conquistados na última edição`, afirma Tocalino.

Além da Feira e da rodada de negócios, acontecerão simultaneamente o VI SIMAI (Seminário Internacional de Meio Ambiente industrial) e o FIECOTUR (Feira Internacional de Ecoturismo 2004).

Juntos, os eventos reuniram mais de 100 palestrantes e 500 congressistas em 2003. Uns dos destaques do SIMAI, nesse ano, é o Painel `Índice Dow Jones - Variáveis de Sustentabilidade e as Vantagens no Mercado Financeiro`, além da participação de dois palestrantes internacionais - o americano Myke Hinsey, gerente de vendas e diretor de vendas Iinternacional da Granutech Saturn Systems e o alemão Peter Bauerfeind Holger - gerente da área de resíduos da CMP Consulting Management Promotion.

O seminário conta ainda com palestra magna de abertura proferida pelo Professor Doutor Guilherme Ary Plonski, superintendente do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo).

A Feira apresentará também uma novidade, o 1º Fórum Brasil-Alemanha de Biocombustíveis, organizada pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK).

`Escolhemos a FIMAI para a realização do nosso primeiro fórum por ser a maior feira de meio ambiente de toda a América Latina`, diz Ricardo Rose, diretor do departamento de Meio Ambiente da Câmara Brasil-Alemanha. E acrescenta `Será uma oportunidade única de debatermos sobre novos combustíveis em desenvolvimento, além de o evento servir de vitrine, a um grande público, para o recém-lançamento da parceria entre Inwent, Capacity Building International, e a AHK`.

Ficha Técnica

VI Feira Internacional de Meio Ambiente (FIMAI) -VI Seminário Internacional de Meio Ambiente (SIMAI)

Organização: Revista Meio Ambiente Industrial

Realização: Ambiente Press

Dias: 03, 04 e 05 de novembro de 2004

Local: Expo Center Norte - Pavilhão Branco I- Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo/SP

Fonte: AG Comunicação Ambiental

  
  

Publicado por em