Satélites brasileiros vão fazer monitoração hidrológica em Moçambique

Brasil e Moçambique assinaram um Memorando de Entendimento para a instalação de um sistema de monitoração hidrológica e ambiental em Moçambique utilizando satélites brasileiros. Os objetivos do acordo são, entre outros, diagnosticar, complementar e mo

  
  

Brasil e Moçambique assinaram um Memorando de Entendimento para a instalação de um sistema de monitoração hidrológica e ambiental em Moçambique utilizando satélites brasileiros.

Os objetivos do acordo são, entre outros, diagnosticar, complementar e modernizar a rede hidrológica atual; capacitar as unidades governamentais de Moçambique e implementar uma estação de Recepção de satélites brasileiros com retransmissão de dados coletados pelas plataformas de coleta de dados instaladas em Moçambique.

Numa primeira etapa, o sistema piloto de monitoração hidrológica e ambiental vai cobrir a Bacia do Zambeze. Posteriormente será ampliada com a expansão da rede de plataformas de coleta de dados cobrindo as Bacias dos rios Buzi, Púngue e Save.

O Memorando será assinado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg e pelo Embaixador de Moçambique no Brasil, Amadeu Paulo da Conceição.Parceria entre os dois paísesBrasil e Moçambique tem afinado sua parceria nos últimos anos.

Em agosto deste ano foi assinado um Memorando de Entendimento entre os dois países com o objetivo de estabelecer um grupo de trabalho para examinar as possibilidades de cooperação mútua.

As áreas beneficiadas por essa cooperação seriam pesquisa e desenvolvimento- principalmente nas áreas de climatologia e meteorologia, hidrologia, ferramentas de software e transferência de tecnologia- legislação, regulamentação e normalização; governo eletrônico e universalização do acesso e alfabetização digital.

No mês de setembro, durante a visita do ministro Sardenberg à Moçambique foi anunciada a implementação, no ano que vem, do projeto para a instalação de um sistema de monitoração ambiental, utilizando satélites brasileiros.

Fonte: MCT

  
  

Publicado por em