Satélites da Nasa monitorarão meio ambiente

A Nasa (agência espacial americana) assinou um acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) prevendo o uso de seu sistema de satélites para monitorar as mudanças no meio ambiente da Terra. O anúncio feito na quinta-feira (18/

  
  

A Nasa (agência espacial americana) assinou um acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) prevendo o uso de seu sistema de satélites para monitorar as mudanças no meio ambiente da Terra.

O anúncio feito na quinta-feira (18/11) em Bangcoc, na Tailândia, onde se realiza atualmente o Congresso Mundial de Conservação.

Os 30 satélites da Nasa em órbita monitorariam as mudanças no mundo provocadas pelo homem ou decorrentes da natureza e avaliariam seu impacto.

Os satélites, cujo valor aproximado soma US$ 14 bilhões, prometem abrir novas fronteiras na luta ambientalista ao, por exemplo, descobrir novas espécies de plantas e determinar a localização delas.

`A missão da Nasa é entender e proteger nosso planeta Terra e usar seus equipamentos de observação baseados no espaço para servir a humanidade`, afirmou Ghasem Asrar, membro da agência.

`O que de melhor podemos fazer para a humanidade do que ajudar a entender como nosso lar está se modificando e quais conseqüências isso teria para nós e para nossas crianças?`, disse Asrar

A IUCN, a maior entidade de grupos ambientalistas do mundo, disse que a tecnologia espacial revolucionaria a luta conservadora.

`O potencial de uso benéfico dessa informação nas áreas do meio ambiente e da conservação é enorme`, afirmou Achim Steiner, diretor-geral da IUCN.

`No entanto, até agora, isso não vinha sendo feito, especialmente com relação ao mundo em desenvolvimento`, disse.

`Há cerca de 30 milhões de espécies no planeta. Até agora, conseguimos identificar apenas 2 milhões delas e, dessas, sabemos o hábitat de apenas uma em cada dez`, disse Asrar.

Fonte: Reuters

  
  

Publicado por em