Sebrae promete apoiar produtores de orgânicos

O Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas vai repetir, em 2005, o esquema de apoio a produtores de orgânicos que foi montado para a BioFach América Latina 2004, que reuniu no Rio de Janeiro durante três dias especialistas no seto

  
  

O Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas vai repetir, em 2005, o esquema de apoio a produtores de orgânicos que foi montado para a BioFach América Latina 2004, que reuniu no Rio de Janeiro durante três dias especialistas no setor.

A informação é da gerente da Área de Desenvolvimento Local da instituição, Heliana Marinho,acrescentando que o fortalecimento do setor de orgânicos é inevitável e progressivo, principalmente por causa da adesão de produtores verificada no encontro.

O Sebrae esteve representado na feira com 13 estados da Federação trazendo os seus produtos e caravanas com mais de 400 pessoas que têm trabalhado no processo de cadeia produtiva que vai desde a forma de compra do insumo até como se faz o manejo da terra e a gestão do negócio, explicou a gerente, esclarecendo que a assistência técnica é feita em parcerias com as Emateres, com universidades e outros órgãos.

“É sempre um trabalho em que várias instituições têm que estar envolvidas porque é um elo de cadeia produtiva que, além de ser completo como agricultura, traz uma mentalidade e visão de mundos diferentes, que é a visão integrativa de todos querendo um mundo melhor. É uma visão bastante positiva”, disse Heliana.

O consultor do Sebrae/Paraná, Paulo Porch, que durante a feira orientou os produtores nos encontros com compradores interessados, disse que o sistema de parceria entre a instituição e outros órgãos vêm
garantindo bons resultados no estado, que hoje é considerado um dos principais produtores de orgânicos no país.

Na safra 2002/ 2003 a produção no Paraná atingiu 52000 toneladas em área plantada de 11577 hectares e presença de 3908 produtores. Paulo Porch destacou que a crescente organização dos produtores em associações está ajudando o desenvolvimento do setor e foi fundamental para definir a presença deles na BioFach América Latina 2004.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em