Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela vai para Castelhanos no Dia da Árvore

A Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Secretaria do Meio Ambiente planejou para o próximo sábado, quando se comemoram o Dia da Árvore e Dia Mundial da Limpeza das Praias, algumas atividades na comunidade de Castelhanos. A equipe da Secretaria e

  
  

A Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Secretaria do Meio Ambiente planejou para o próximo sábado, quando se comemoram o Dia da Árvore e Dia Mundial da Limpeza das Praias, algumas atividades na comunidade de Castelhanos.

A equipe da Secretaria e do Viveiro de Mudas Aroeira estarão fazendo uma limpeza geral na praia de dois km e também do rio. Dando continuidade ao trabalho de reflorestamento nas comunidades isoldas, a equipe estará plantando de 30 a 50 mudas nos locais de maior necessidade.

A Secretaria do Meio Ambiente Cássia Redó e sua equipe têm fiscalizado tudo que seja agressivo ao meio ambiente. Desde o início do mês a secretaria já retirou de mais de 100 faixas e banners de árvores localizadas em via pública e as que estavam caindo dos postes.

Alguns candidatos têm usado árvores particulares para fixar suas faixas. A secretaria não tem autoridade para retirar estas faixas, mas pode alertar para o mal que estas pessoas estão causando a natureza, utilizando cordas ou até arames para amarrar. Segundo Cássia, as cordas e principalmente os arames descascam e matam as árvores e aproveita o Dia da Árvore para fazer um convite a cada cidadão ilhabelense a salvar uma árvore destas agressões.

Reflorestamento
Esta semana a equipe da Secretaria do Meio Ambiente continua com o plantio de mudas na área do lixão para a formação uma cerca viva. Até agora, já foram plantadas mais de 2 mil mudas, entre frutíferas e nativas. Até novembro mais de 5 mil mudas já devem estar plantadas em volta do lixão. De acordo com a Secretária do Meio Ambiente, Cássia Redó, os resultados do plantio vão começar a aparecer em dois anos.

O reflorestamento continua na área próxima a Capela Santa Cruz localizada entre a Praia do Curral e Veloso, no sul. O local possui um barranco e, como forma de contenção, serão plantadas mais 80 mudas. Aproximadamente 120 já foram plantadas.

Aroeira e Casulo recebem escolas de Ilhabela
Durante a próxima semana o Centro de Educação Ambiental Casulo e o Viveiro Municipal de Mudas Aroeira estarão recebendo as escolas do Município para auxiliar na realização de trabalhos escolares referentes ao Dia da Árvore, além de ter acesso a variadas espécies de frutíferas, nativas e floríferas.

Segundo a Coordenadora de Educação Ambiental Vanda E. Barroso, a semana passada inteira o Casulo recebeu escolas e para a próxima semana já está com todos os dias agendados. “Os alunos aprenderam formas de plantio, nomes de plantas e também assistiram a vídeos sobre meio ambiente”, completa.

Agora, um pomar está em fase final de plantio. Algumas árvores frutíferas como figo, ameixa amarela, laranja e amora já estão plantadas, que serão utilizados para a informação dos visitantes e para servir-los como sucos.

A troca de alimentos por mudas continua no Viveiro Municipal de Mudas. De acordo com Vanda o viveiro recebe cerca de 15 pessoas todos os dias para realizarem as trocas. Os laimentos são distribuídos na gincana “Ilhabela tem Cara Limpa”.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Ilhabela

  
  

Publicado por em