Senac-S.P amplia plano de política ambiental com projeto ecoeficiência

Projeto implantado com sucesso no Grande Hotel Senac São Pedro será adotado nas 60 unidades da instituição no Estado, com objetivo de aumentar a eficiência no uso de energia e água e na coleta seletiva O Senac São Paulo está ampliando para as suas 60 u

  
  

Projeto implantado com sucesso no Grande Hotel Senac São Pedro será adotado nas 60 unidades da instituição no Estado, com objetivo de aumentar a eficiência no uso de energia e água e na coleta seletiva

O Senac São Paulo está ampliando para as suas 60 unidades em todo o Estado o Projeto Ecoeficiência,implantado com sucesso há dois anos no Grande Hotel Senac São Pedro.

O programa visa a adoção de um consumo consciente no uso de energia e de água, além da redução do consumo de papel e copos descartáveis, gerando benefícios para a instituição e para o meio ambiente.

Para isso, alguns programas corporativos serão implementados em curto e médio prazo, como palestras,workshops e dicas sobre redução do consumo de materiais diversos e conscientização ambiental que circularão na intranet, nos murais e informativos internos do Senac.

O ponto de partida ocorreu no dia 5 de junho, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, com o lançamento do Manual de Ecoeficiência da Rede Senac São Paulo.

O conteúdo deste material contempla a divulgação e explicação da política ambiental do Senac para todos os funcionários e alunos da instituição.O próximo passo será a adoção de um sistema de coleta e descarte de lâmpadas fluorescentes em todas as unidades do Senac, além da aquisição de torneiras para os banheiros com temporizadores que regulam o
volume de água utilizado para lavar as mãos.

Nessa etapa, a participação de alunos e funcionários é fundamental, pois o sucesso das ações desenvolvidas dependerá do comprometimento, da participação efetiva e até mesmo da mudança de alguns hábitos cotidianos por parte de todos.

Coleta de lâmpadas fluorescentes :

O Senac São Paulo já implantou em sua sede dois coletores especiais para o recebimento das cerca de 1,2 mil lâmpadas descartadas por mês. Apesar de serem mais econômicas, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, substância tóxica e altamente nociva ao ser humano e ao meio ambiente.

Para garantir que suas lâmpadas não poluirão o solo e o ar e, eventualmente, contaminem pessoas, a instituição fechou uma parceria com Apliquim, única empresa no Estado de São Paulo que recicla estas lâmpadas de forma ambientalmente segura.

Aprendendo em casa :

Desde maio de 2001, o Grande Hotel Senac São Pedro desenvolve um programa de gestão ambiental que visa o gerenciamento adequado dos recursos consumidos, resíduos gerados nas atividades, conservação dos recursos naturais e conscientização dos colaboradores, além de um plano de metas anuais para a redução do consumo de energia elétrica, água, gás e combustível.

Entre as metas ainda estão o plantio anual de novas mudas de árvores e a manutenção da área verde; um projeto, já aprovado, para a troca da caldeira elétrica por uma caldeira a gás e a energia solar e a parceria entre o Senac São Paulo, a Prefeitura Municipal de Águas de São Pedro e a SABESP para a construção de uma estação de tratamento de efluentes na cidade.

Ecoeficiência no Grande Hotel Senac São Pedro :

· 54% do resíduo gerado, como papelão, latinha e plástico, são destinados a empresas de reciclagem;

· Destinação adequada do resíduo tóxico e não reutilizável para empresas especializadas que depositam este material em aterros sanitários legalizados;

· Redução de 18% no consumo de energia elétrica;

· Redução de 5% no consumo de combustível;

· Redução de 12% no consumo de água;

· Redução de 3% no consumo de gás;

· Troca de 90% dos equipamentos de refrigeração para gás ecológico;

· Monitoramento da qualidade da água potável e dos efluentes do hotel, conforme padrões exigidos pela legislação;

· Plantio de 10 mil novas mudas de árvores desde o início do projeto;

· Projeto aprovado para troca da caldeira elétrica para caldeira a gás e a energia solar em 2003;

· Negociação entre o Grande Hotel Senac São Pedro, Prefeitura Municipal de Águas de São Pedro e SABESP para construção de uma estação de tratamento de efluentes na cidade.

Empresas ecoeficientes :

Além do Senac São Paulo, outras empresas têm adotado programas de gerenciamento ambiental focados na ecoeficiência.

`Embora exista uma concentração maior de cases na área industrial, como são os das empresas que implantam sistemas de Gestão Ambiental de acordo com a norma NBR ISO 14001, amplia-se o número de organizações de outros setores que adotam a mesma postura`, explica o consultor do Projeto Ecoeficiência do Senac São Paulo, Alcir Vilela Jr.

Um exemplo é a IBM Brasil, que desenvolve, com metas a serem cumpridas ano a ano, programas internos de gerenciamento de resíduos e uso de água e de energia. Cerca de 80% dos resíduos gerados nos prédios da empresa no Rio de Janeiro e São Paulo e na unidade industrial, em Hortolândia, são reaproveitados.

A companhia contratou empresas especializadas na coleta, separação e destinação destes materiais, que incluem papel, madeira, plásticos, metal e sucata eletrônica. No caso das lâmpadas incandescentes, 100% já são reciclados. Em Hortolândia, a empresa trata 100% de seus efluentes líquidos (água de lavagem e resíduo sanitário), antes de sua liberação.

Fonte: In Press Porter Novelli

  
  

Publicado por em

Pérola Ennes

Pérola Ennes

17/11/2008 17:26:44
Depois de ler o projeto de política ambiental do Grande Hotel Senac São Pedro me apaixonei pelo tema. Gostatia de poder conhecer o projeto pessoalmente, pois foi a partir dele que resolvi falar sobre a ISO 14000 na minha monografia e pretendo fazer pós-graduação em gestão ambiental.