Senac São Paulo amplia plano de política ambiental com projeto de ecoeficiência

O Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo está ampliando para as suas 60 unidades em todo o Estado o Projeto Ecoeficiência, implantado com sucesso há dois anos no Grande Hotel Senac São Pedro, em Águas de São Pedro (SP). O prog

  
  

O Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo está ampliando para as suas 60 unidades em todo o Estado o Projeto Ecoeficiência, implantado com sucesso há dois anos no Grande Hotel Senac São Pedro, em Águas de São Pedro (SP).

O programa visa a adoção de um consumo consciente no uso de energia e de água, além da redução do consumo de papel e copos descartáveis, gerando benefícios para a instituição e para o meio ambiente.

Para isso, alguns programas corporativos serão implementados em curto e médio prazo, como palestras, workshops e dicas sobre redução do consumo de materiais diversos e conscientização ambiental que circularão na intranet, nos murais e informativos internos do Senac.

O ponto de partida ocorreu no dia 5 de junho, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, com o lançamento do Manual de Ecoeficiência da Rede Senac São Paulo. O conteúdo deste material contempla a divulgação e explicação da política ambiental do Senac para todos os funcionários e alunos da instituição.

O próximo passo será a adoção de um sistema de coleta e descarte de lâmpadas fluorescentes em todas as unidades do Senac, além da aquisição de torneiras para os banheiros com temporizadores que regulam o volume de água utilizado para lavar as mãos.

Nessa etapa, a participação de alunos e funcionários é fundamental, pois o sucesso das ações desenvolvidas dependerá do comprometimento, da participação efetiva e até mesmo da mudança de alguns hábitos cotidianos por parte de todos.

LÂMPADAS :

O Senac São Paulo já implantou em sua sede dois coletores especiais para o recebimento das cerca de 1,2 mil lâmpadas descartadas por mês. Apesar de serem mais econômicas, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, substância tóxica e altamente nociva ao ser humano e ao meio ambiente.

Para garantir que suas lâmpadas não poluirão o solo e o ar e, eventualmente, contaminem pessoas, a instituição fechou uma parceria com Apliquim, única empresa no Estado de São Paulo que recicla estas lâmpadas de forma ambientalmente segura.

Desde maio de 2001, o Grande Hotel Senac São Pedro desenvolve um programa de gestão ambiental que visa o gerenciamento adequado dos recursos consumidos, resíduos gerados nas atividades, conservação dos recursos naturais e conscientização dos colaboradores, além de um plano de metas anuais para a redução do consumo de energia elétrica, água, gás e combustível.

Entre as metas ainda estão o plantio anual de novas mudas de árvores e a manutenção da área verde; um projeto, já aprovado, para a troca da caldeira elétrica por uma caldeira a gás e a energia solar e a parceria entre o Senac São Paulo, a Prefeitura Municipal de Águas de São Pedro e a SABESP para a construção de uma estação de tratamento de efluentes na cidade.

Fonte: Senac-São Paulo

  
  

Publicado por em