Senador Arthur Vírgilio-AM quer lei capaz de proteger a biodiversidade

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), informou ao Plenário ter determinado à sua assessoria a elaboração de proposta legislativa capaz de proteger com eficácia a biodiversidade da Amazônia. A seu ver, a Medida Provisória 2.186, que regula o a

  
  

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), informou ao Plenário ter determinado à sua assessoria a elaboração de proposta legislativa capaz de proteger com eficácia a biodiversidade da Amazônia.

A seu ver, a Medida Provisória 2.186, que regula o acesso aos recursos genéticos do país e editada 16 vezes, não está atendendo às necessidades da região quanto à defesa do seu patrimônio genético.

O senador disse que sua iniciativa foi motivada por uma série de reportagens das jornalistas Dione Santana e Mariléa Amaral, de A Crítica, de Manaus, em defesa da modernização das leis voltadas para a proteção da biodiversidade brasileira.

As matérias, consideradas brilhantes pelo senador, apresentam `um raio X perfeito` da região e sustentam a necessidade de uma lei de peso para defender os recursos genéticos da Amazônia.

Conforme as reportagens citadas por Virgílio, a região amazônica, `detentora da maior biodiversidade do planeta`, contém cerca de 200 espécies diferentes de árvores por hectare; 1,4 mil tipos de peixes e 1,3 mil de pássaros; e mais de 10 milhões de insetos.

Além disso, lembrou o senador, um quinto da água potável da Terra encontra-se na Amazônia, que conta, também, com imensa riqueza mineral, inclusive a maior concentração de nióbio do mundo, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Virgílio solicitou a inclusão das matérias nos Anais do Senado.

Arthur Virgílio elogiou a descentralização dos debates em torno do PPA - Plano Plurianual para o período 2004 a 2007. Ele salientou que as discussões tiveram início durante encontro em Manaus, no último dia 6/6, com a participação de 72 entidades representativas do Amazonas.

Fonte: Jornal do Senado

  
  

Publicado por em