SENALIMP 2003 visou divulgar e incrementar soluções para os resíduos sólidos

SENALIMP 2003 (Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana), aconteceu de 26 a 28 de março, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, tendo como objetivo divulgar e incrementar soluções para os resíduos sólidos, fazendo da disseminação

  
  

SENALIMP 2003 (Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana), aconteceu de 26 a 28 de março, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, tendo como objetivo divulgar e incrementar soluções para os resíduos sólidos, fazendo da disseminação de informações uma importante arma para o estímulo de investimentos nesse mercado.

No primeiro dia do seminário, logo após a abertura solene, os temas Limpeza Urbana, Panorama Legislativo sobre Resíduos e Políticas Sustentáveis foram o foco das discussões. Houve a apresentação de cases como“Projeto ISWA/ONU” e “Modelos de Gestão Integrada” implementados nos municípios de Salvador e Brasília.

Entre os palestrantes esteve Regina Gualda, do Ministério do Meio Ambiente, que falou sobre o “Apoio do MMA à Formulação de Políticas Estaduais de Resíduos Sólidos”.

Concessões de limpeza urbana, taxas e receitas alternativas, resíduos industriais, coleta seletiva e reciclagem foram eleitos os assuntos para o segundo dia do SENALIMP 2003.

Para esclarecer as principais dúvidas legais do setor, foram programadas palestras sobre “Licitação de Serviços de Limpeza Urbana”, com Carlos Silva Filho, da ABRELPE, e “Concessão e Legislação Municipal”, com Floriano Azevedo Marques Neto, da Manesco Associados.

Na parte de resíduos industriais, houve apresentações abordando questões como “Controles e Cuidados Operacionais em Aterros Industriais”, com Aluísio Einir Peres, da Essencis, e “Uso de Resíduos Industriais como Fonte Alternativa em Processos de Compostagem”, com Kátia Goldschmidt Beltrame, da Bioland.

No último dia, a pauta inclui u Resíduos de Serviços de Saúde, Soluções para Destino Final de Resíduos Sólidos Urbanos e Soluções para Produtos Pós-Uso. As palestras
“Créditos de Carbono em Centrais de Resíduos Sólidos”, com Ricardo Esparta, da EcoInvest, e Nuno Cunha e Silva, da EcoSecurities, e “Soluções de Waste to Energy no Brasil”, com Ricardo Menezes, da Kompac, e Edson Tito, COGERAR, foram destaques por tratarem de pontos importantes para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Ass.Imprensa SENALIMP

  
  

Publicado por em