Simpósio a ser realizado em São Paulo debaterá as dimensões internacionais da ecologia política

Entre os dias 4 e 6 de outubro, acontece na reitoria da UNESP (Universidade Estadual Paulista), em São Paulo, o simpósio internacional: `As dimensões internacionais da ecologia política: o caso da Amazônia e outros trópicos úmidos`. A realização é do

  
  

Entre os dias 4 e 6 de outubro, acontece na reitoria da UNESP (Universidade Estadual Paulista), em São Paulo, o simpósio internacional: `As dimensões internacionais da ecologia política: o caso da Amazônia e outros trópicos úmidos`.

A realização é do Programa de Pós - Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, da UNESP, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e do Grupo de Trabalho em Ecologia Política do Conselho Latino - Americano de Ciências Sociais (Clacso).

O simpósio tem por objetivo analisar a crescente importância internacional dos fenômenos ecológicos; por sua natureza, esses fenômenos dificilmente ficam localizados no interior de um único país.

Segundo o docente da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara, Enrique Amayo, um dos organizadores do simpósio, `este evento é muito importante pois mistura os interesses das Relações Internacionais com os problemas ecológicos`.

Os trópicos úmidos, localizados em sua maioria na América Latina, África e Ásia, são as áreas mais ricas em biodiversidade da Terra. E a Amazônia, uma região sul-americana compartilhada por Brasil e outros sete países - Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela - é a parte mais rica desses trópicos.

O evento é composto de cinco mesas-redondas e contará com a participação de vários especialistas brasileiros e estrangeiros, de países como Colômbia (Universidad Nacional de Colombia), Argentina (Universidad de Buenos Aires) e Suíça (l``Université de Genève).

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da UNESP, José Carlos Sousa Trindade, e do professor emérito da USP (Universidade de São Paulo) e geógrafo Aziz Ab`Saber, que proferirá a palestra O futuro e diferentes profundidades de tempo: aldeia global e Amazônia.

SERVIÇO:

Simpósio internacional `AS DIMENSÕES INTERNACIONAIS DA ECOLOGIA POLÍTICA: O CASO DA AMAZÔNIA E OUTROSTRÓPICOS ÚMIDOS`

Data: 4 a 6 de outubro de 2004

Local: Reitoria da Universidade Estadual Paulista - UNESP

Sala do Conselho Universitário

Alameda Santos, 647 - 17°andar - São Paulo

Palestra Central: Antonio Brack Egg - Consultor - `Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo - PNUD` - Lima

Fonte: UNESP

  
  

Publicado por em