Suor humano atrai mosquito da malária

O suor humano atrai o mosquito causador da malária, doença que mata um milhão de pessoas no mundo, sendo 90% dos casos registrados na África. É o que revela estudo de pesquisadores norte-americanos publicado na revista Nature. Eles descobriram que a f

  
  

O suor humano atrai o mosquito causador da malária, doença que mata um milhão de pessoas no mundo, sendo 90% dos casos registrados na África. É o que revela estudo de pesquisadores norte-americanos publicado na revista Nature.

Eles descobriram que a fêmea do Anopheles gambiae tem uma proteína receptora, chamada AgOr1, que capta um componente do suor, a molécula de 4-metilfenol.

A descoberta é de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yale, coordenada por John Carlson. Eles utilizaram moscas drosófilas comuns geneticamente modificadas, nas quais conseguiram reproduzir o receptor AgOr1 para chegar à conclusão de que a fêmea do anofeles teria um mecanismo de afinidade ao suor humano.

Os pesquisadores acreditam que a drosófila pode, a partir de agora, ser usada como modelo para estudos de receptores de cheiro em outros insetos cujas características genéticas são mais difíceis de estudar.

Conhecendo o mecanismo de atuação do receptor, os pesquisadores podem chegar a uma solução para bloqueá-lo ou ativá-lo e, assim, abrir caminho para criação de inseticidas ou repelentes eficazes que combatam o mosquito anofeles.

A fêmea do mosquito é o principal vetor do parasita unicelular Plasmodium falciparum, responsável pelo desenvolvimento da malária no ser humano.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em

Raissa

Raissa

05/10/2009 16:21:11
gostei de saber essa notícia
eu nunca ouvi isso em toda a minha vida!!!!!!!!