Tailândia mandará abutre ameaçado de extinção para China

O pássaro está classificado como quase ameaçado na Ásia. Exemplar que será enviado à China foi o primeiro a ser encontrado em território tailandês Associated Press AP http://www.estadao.

  
  

O pássaro está classificado como quase ameaçado na Ásia. Exemplar que será enviado à China foi o primeiro a ser encontrado em território tailandês

Associated Press

AP

http://www.estadao.com.br/banco/img/livre/2007/03/1452007030716510915butre.jpg

O abutre-preto, ou abutre-monge, que será devolvido à Mongólia, via China

BANGCOC - Da próxima vez que você pegar um vôo da Thai Airways para a China, um passageiro com envergadura de asas de 2,8 metros e gosto por carcaças apodrecidas também poderá estar a bordo. A empresa aérea nacional da Tailândia anunciou, nesta quarta-feira, 7, que levará um abutre-preto de um ano de idade para Pequim em 21 de março, a fim de ajudar na reinserção da ave rara a seu hábitat na Mongólia.

O abutre - normalmente não encontrado na Tailândia - foi tratado por veterinários da Universidade Kasetsart de Bangcoc, depois de, aparentemente, perder-se em dezembro, e aparecer desidratado, e quase morto, na província de Chanthaburi.

"Entendemos que esta é a primeira vez em que este tipo de abutre é localizado na Tailândia, e é importante que seja devolvido a seu hábitat natural", diz nota emitida pelo presidente da companhia aérea, Apinan Sumanaseni. Ele informa que a empresa já transportou outros animais raros no passado, como pandas e tigres.

O pássaro, também conhecido como abutre-monge, está classificado, pela União Conservação Mundial, como quase ameaçado na Ásia. A população no continente vem caindo por conta da perda de hábitat, falta de comida e envenenamento.

Fonte: O Estado de São Paulo

  
  

Publicado por em