Aneel autoriza construção de usina eólica no Pará

A Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a Guascor Empreendimentos Energéticos Ltda a implantar a usina eólica Crispim no município de Marapanim (PA). A empresa atuará como produtora independente, podendo comercializar, por sua conta e ris

  
  

A Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a Guascor Empreendimentos Energéticos Ltda a implantar a usina eólica Crispim no município de Marapanim (PA). A empresa atuará como produtora independente, podendo comercializar, por sua conta e risco, a energia produzida.

A usina vai operar com 100 unidades aerogeradoras, totalizando 60 megawatts (MW) de capacidade instalada. Suas instalações incluem ainda subestação e uma linha de transmissão, em 138 quilovolts (kV), com 100 quilômetros de extensão.

A obra está prevista para entrar em operação até maio de 2006 e beneficiará 240 mil habitantes.Atualmente, nove usinas estão em funcionamento no País nos estados de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Juntas, elas geram 22 MW, o que representa 0,03% da capacidade de geração do Brasil, hoje em torno de 83 mil MW.

São classificados como PIEs empresas ou grupo de empresas reunidas em consórcio, com autorização ou concessão para produzir energia destinada ao comércio de toda ou parte da produção, por sua conta e risco. Os produtores independentes podem ampliar e melhorar as condições de oferta e prestação de serviços, tendo como garantia o livre acesso aos sistemas elétricos. Além disso, têm autonomia para fechar contratos bilaterais de compra e venda de energia elétrica.

Fonte: Aneel

  
  

Publicado por em