Comunidades em Paraty-RJ ganham eletrificação por energia solar

A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, acionou na segunda-feira (17/2), por controle remoto, direto do Salão Nobre do Palácio Guanabara, no Rio, o sistema de eletrificação solar e eólica de três comunidades caiçaras do município fluminense de P

  
  

A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, acionou na segunda-feira (17/2), por controle remoto, direto do Salão Nobre do Palácio Guanabara, no Rio, o sistema de eletrificação solar e eólica de três comunidades caiçaras do município fluminense de Paraty, na Costa Verde do estado.

O projeto de instalação elétrica nas comunidades de Joatinga, Pouso da Cajaíba e Calhaus foi desenvolvido em parceria pelo governo do estado com a empresa El Paso Energy e teve custo superior a R$ 1 milhão.

Cerca de mil pessoas, distribuídas por 136 famílias, serão beneficiadas com a luz elétrica, o que permitirá aos pescadores da região tratar, embalar e estocar o pescado, coisa inviável anteriormente.

O novo sistema de energia solar permite que as comunidades tenham luz elétrica por até três dias sem que o sol apareça.Segundo o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, a eletrificação das comunidades de Paraty é o maior projeto de energia solar e eólica da América do Sul.

O vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Luiz Paulo Conde, acredita que o projeto desenvolvido em Paraty será um exemplo de produção alternativa de energia.

“Seria muito caro e danoso ao meio ambiente levar energia convencional a essas comunidades. Como estamos em um momento de busca de produção de energia descentralizada, acredito que este exemplo de Paraty será um importante passo neste caminho”, explicou Conde.

O presidente mundial da El Paso, Willian Wise, disse que os principais investimentos da empresa estão sendo feitos no Rio de Janeiro. A eletrificação das comunidades caiçaras de Paraty é uma contrapartida da El Paso Energy aos incentivos concedidos pelo Estado para a instalação da termelétrica Macaé Merchant, da companhia, no norte fluminense.

Fonte: AssCom Gov. do Rio de Janeiro

Parati

  
  

Publicado por em