Energia verde é tema de workshop em São Paulo

FAPESP e Comissão Especial de Bioenergia do Estado de São Paulo promovem, em 2 de outubtro, debate sobre as contribuições da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento sustentável da cana-de-açúca

  
  

FAPESP e Comissão Especial de Bioenergia do Estado de São Paulo promovem, em 2 de outubtro, debate sobre as contribuições da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento sustentável da cana-de-açúcar e outras formas de bioenergia

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Comissão Especial de Bioenergia do Estado de São Paulo promovem o workshop “Tecnologia e Ciência para o Desenvolvimento Sustentável da Bioenergia em São Paulo: Cana-de-açúcar e Outros Vetores Energéticos”. O evento será realizado na próxima terça-feira, 2 de outubro, das 9 horas às 12 horas, na sede da Fundação.

Abrem o workshop Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, José Goldemberg, coordenador da Comissão Especial de Bioenergia do Estado de São Paulo, e Carlos Américo Pacheco, secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento.

Os palestrantes são Isaias Macedo, do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade Estadual de Campinas (Nipe/ Unicamp), Francisco Nigro, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), José Luiz Olivério, da Dedini Indústrias de Base, Arnaldo Walter, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (FEM), e João Wagner Alves, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

A Comissão Especial de Bioenergia do Estado de São Paulo foi instituída pelo governador José Serra em abril deste ano em virtude da importância e da necessidade de planejamento do uso de energias renováveis no estado, que contribui expressivamente para a liderança do Brasil no mercado internacional de etanol. A comissão é formada por seis secretarias estaduais (Desenvolvimento, Economia e Planejamento, Saneamento e Energia, Agricultura e Abastecimento, Transportes, e Meio Ambiente) e representantes da FAPESP, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O encontro na FAPESP é parte das discussões de temas considerados relevantes para a elaboração de um plano de ação estadual sobre energias renováveis e que abrange, além de ciência e tecnologia, questões como mercados interno e internacional, cadeia produtiva agrícola, cadeia produtiva industrial, aspectos ambientais, relações de trabalho, tributação, logística e recursos humanos.

Serviço:

Workshop “Tecnologia e Ciência para o Desenvolvimento Sustentável da Bioenergia em São Paulo: Cana-de-açúcar e Outros Vetores Energéticos”

Data e hora: 2 de outubro, das 9 horas às 12 horas

Local: FAPESP, rua Pio XI, 1.500, auditório (4º andar) - São Paulo - SP

Fonte: FAPESP

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em