Esterco vai gerar energia e renda no MS

Um projeto voltado a 120 pequenos suinocultores de 17 municípios da região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, pretende incentivar o aproveitamento das fezes de porcos para a geração de energia. A iniciativa consiste em um curs

  
  

Um projeto voltado a 120 pequenos suinocultores de 17 municípios da região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, pretende incentivar o aproveitamento das fezes de porcos para a geração de energia. A iniciativa consiste em um curso que ensina como produzir e coletar o biogás, que é formado a partir da decomposição dos dejetos e pode ser usado como combustível nos geradores.

Durante o treinamento, os participantes terão assessoria para elaborar um plano de negócio. Com isso, além de poder faturar com a venda de eletricidade e de créditos de carbono, os produtores vão deixar de poluir o Aqüífero Guarani, a maior reserva de água doce subterrânea do mundo. A iniciativa foi uma das selecionadas para receber financiamento do GAPFund — Fundo para Programas de Ação do GVEP (Parceria Global em Energia Comunitária), criado por parceiros como PNUD e Banco Mundial.

O projeto, que aguarda a liberação dos recursos para começar, foi elaborado pela Gente do Brasil, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Os treinamentos, de acordo com o plano apresentado ao GVEP, serão realizados em três lugares diferentes, em turmas de 40 alunos, para atender os produtores dos 17 municípios.

O curso, que terá duração de seis meses (cerca de 40 horas/aula), abordará a verificação de viabilidade da produção de energia, a preparação de um plano de negócio, orientações sobre cuidados ambientais e assessoria administrativa.

A idéia é que os suinocultores elaborem um projeto viável, com custos reduzidos e garantia de acesso ao crédito necessário à implantação de todo aparato de produção, segundo Simoni Lara, vice-presidente da Gente do Brasil. Para a produção do biogás, os suinocultores precisam construir biodigestores, poços para onde são drenadas as fezes dos animais após a lavagem do curral. Nesse tanque, os dejetos dissolvidos na água são decompostos por bactérias durante semanas.

Esse processo gera o biogás, que é canalizado, e o biofertilizante, que é a parte sólida restante e pode ser usada para adubar plantações. Como os biodigestores são revestidos, diminuem os riscos de haver infiltração dos resíduos nos lençóis freáticos do Aqüífero Guarani.

A expectativa é de que a energia gerada pelos suinocultores seja suficiente para atender o consumo da propriedade e ainda sobre para alimentar as redes de transmissão da região.

“A idéia é fazer uma parceria com a Eletrosul para que eles recebam pela energia produzida”, ressalta Simoni. Além disso, segundo ela, será calculado quanto de gás metano deixou de ser lançado na atmosfera, para que o benefício seja convertido em créditos de carbono para os produtores.

Os municípios sul-matogrossenses que serão atendidos pelo projeto são Amambaí, Caarapó, Campo Grande, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dorados, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul e Vicentina.

Fonte: PNUD

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em

Madureira Chivangulula

Madureira Chivangulula

08/05/2013 14:08:52
Sou Angola acredito que este projeto é muito viável e sustentável para a sociedade já se se pode aproveitar a carne para o consumo, o bio gás e também a produção de fertilizantes assim se poderia contribuir na diminuição da poluição e da emissão de gases a atmosfera. A necessidades de se divulgar mas estas metodologia ou realizar cursos para o bem da sociedade.

Silvia Mourão

Silvia Mourão

21/08/2011 15:41:55
Estou com um projeto de ter uma propreidade rural sustentável, e minha preocupação era exatamente esta: o que fazer com os dejetos suínos, e até mesmo os bovinos?
Adorei saber que tem solução e gostaria de saber mais sobre o assunto.
São Paulo - Interior

EDENIMAR MOURA

EDENIMAR MOURA

11/01/2011 14:04:11
tenho um pequeno sitio em NOVA XAVANTINA-MT,e preciso saber se apartir das fezes de gado será possivel desenvolver um projeto para produçaõ de gás natural para consumo doméstico.
se possivel me retorne.
Edenimar Moura-

Milton Adauton Castro

Milton Adauton Castro

23/07/2010 20:06:55
Meu comentário é que eu gostei muito dos assuntos que foram colocado neste site, e gostaria que estivessem enviando para mim noticias sobre o meio ambiente para melhorar ao meu redor, obrigado.

André

André

21/06/2010 22:04:33
Com 20 porcos, quanto de energia poderei gerar, e como é esse projeto?

José Lucas Andrade dos Santos

José Lucas Andrade dos Santos

20/10/2009 09:55:08
Sou de Quebrangulo no estado de Alagoas e gostaria de saber como implantar este projeto do uso de fezes de porcos para gerar energia,pois temos enfrentado a contaminação do Rio Paraiba do Meio causada pelas fezes dos porcos.
Estudo no Instituto Federal de Alagoas-Campus Palmeira dos Indios e estou lutando junto ao Instituto para o desenvolvimento de um projeto para a revitalização do Rio Paraiba do Meio.

Fabio Levi

Fabio Levi

22/08/2009 18:04:41
gostaria de mais informaçoes sobre o biogas, os beneficios e maleficios ao meio ambiente e a sustentabilidade dos projetos e se alem dos suinos que outros tipos de animais tem esse tipo de potencial energetico

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

O livro Agroenergia da Biomassa Residual: perspectivas energéticas, socioeconômicas e ambientais, que foi lançado no 4 Congresso Internacional de Bioenergia, na ExpoUnimed, em Curitiba, traz muitas informações sobre este tema. Mais detalhes: [[http://animalivre.uol.com.br/home/?tipo=noticia&id=2984|]]
Geraldo Martins

Geraldo Martins

25/12/2008 19:40:56
Moro em Roraima, sou economista, mas na realidade sou mesmo é um produtor, pois é o que mais gosto. Tenho uma propriedade, proxima da capital, e vou mexer com uma industria de farinha e suinocultura, e quero aproveitar o máximo possível, para diminuir custos, por isso gostaria de saber mais sobre este projeto, pois o mundo precisa de socorro, e acho este projeto ideal, nosso País precisa de idéias assim, basta que os políticos tomem iniciativa, mas nos também temos que fazer nossa parte.
Espero mais informações sobre este projetos, parabens.

Roque

Roque

21/11/2008 16:26:03
gostaria de mais informaçoes , sobre o gas natural de estercos de porco, como faço aqui, tenho um chiqueiro com 20 porcos sera que ja da para começar a produzir gas?