Franchising lança programa de redução de gases do efeito estufa

O Programa Franchising de Baixo Carbono tem o objetivo de reduzir e compensar as emissões de gases do efeito estufa (GEEs)

  
  

A Associação Franquia Sustentável (Afras), entidade da Associação Brasileira de Franchising (ABF), lança no dia 11/2 o Programa Franchising de Baixo Carbono com 15 marcas do setor.

O programa tem o objetivo de reduzir e compensar os gases causadores do efeito estufa (GEEs) provenientes do consumo de água, energia e efluentes líquidos de 75 unidades franqueadas - serão cinco unidades de cada uma das 15 marcas que inicialmente participam da iniciativa.

O programa contará com a consultoria especializada da Fábrica Éthica Brasil, que ensinará as redes de franquias a inventariar as emissões geradas com o consumo de energia, água, efluentes líquidos e resíduos sólidos. Isso irá possibilitar às empresas traçar um plano de ação para otimizar a utilização desses recursos e, consequentemente, reduzir a emissão de GEEs.

Como é praticamente impossível zerar a emissão de GEEs no processo produtivo e na prestação de serviços, o que não puder ser eliminado com esse processo será compensado com plantio de árvores nativas para recuperação das matas ciliares do rio Xingu (MT), por meio do projeto Y Ikatu Xingu, mantido pelo Instituto Socioambiental (ISA).

O plantio irá obedecer aos procedimentos exigidos pelo mercado voluntário de carbono. O custo médio para se compensar uma tonelada de CO2 gira em torno de R$15.

O programa é pioneiro no setor e as franquias, se quiserem, poderão entrar no mercado voluntário de crédito de carbono. “O Brasil adotou metas de redução de cerca de 40% de suas emissões projetadas até 2020. Isso irá impactar todas as empresas, incluindo as franquias.

Já a partir de 2012, as redes participantes poderão estender o programa a todas as suas unidades, o que irá também proporcionar mais eficiência e economia aos seus processos produtivos”, afirma Claudio Tieghi, presidente da Afras.

As marcas que compõem inicialmente o programa são: Água Doce Cachaçaria, Ambev/Quiosque Brahma, Brasil Franchising/Nobel, Casa do Construtor, Flytour Franchising, Grupo Ornatus (Jin Jin), Grupo Umbria (Spoleto), Grupo Trendfoods (Gendai), MegaMatte, Mundo Verde, Rei do Mate, Restaura Jeans, Seletti Culinária Saudável, Vivenda do Camarão e Yázigi Internexus.

Fonte: Fernanda Mira

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em