Ibama libera instalação da Usina Nuclear Angra 3

O início das obras depende ainda da licença de construção da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

  
  

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, assinou ontem (4) a licença de instalação da Usina Nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro. A licença prevê 44 exigências a serem cumpridas pela Eletronuclear, responsável pelo empreendimento.

O início das obras depende ainda da licença de construção da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O cronograma de Angra 3 prevê que a usina entre em operação em 2014.

Entre as condições exigidas pelo Ibama, está a apresentação em 180 dias de um cronograma técnico para construção de depósitos para armazenar os resíduos de combustível nuclear. A licença prévia incluía depósitos definitivos para o lixo nuclear. Mas o presidente do Ibama disse que a solução poderá não ser definitiva, pois existe a possibilidade de reciclagem dos resíduos.

Segundo Messias, a Eletronuclear já apresentou o esboço de como serão os depósitos. Eles seriam construídos na forma de tubos secos, dispostos ao ar livre. Não hão previsão de onde serão colocados esses tubos. A licença também incluiu as exigências ambientais e cuidados sócio-econômicos com a população que vive próxima à usina.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em