Instalação de biodigestor beneficiará avicultores do Tocantins

Instalação de biodigestor beneficiará avicultores do Tocantins O primeiro biodigestor do Estado será instalado em fazenda no município de Palmeiras, com capacidade para resíduos de até 30 mil aves Jaciara F

  
  

Instalação de biodigestor beneficiará avicultores do Tocantins O primeiro biodigestor do Estado será instalado em fazenda no município de Palmeiras, com capacidade para resíduos de até 30 mil aves Jaciara França Tocantinópolis - Está em processo de instalação, na cidade de Palmeiras, no norte do Estado de Tocantins, um biodigestor anaeróbico. O equipamento para produção de biogás e biofertilizante estará pronto em abril e visa também diminuir a contaminação ambiental.

A instalação do biodigestor faz parte do Projeto de Avicultura Industrial da Região, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Associação de Avicultura do Tocantins (Avinto), que busca a consolidação da avicultura industrial em Tocantinópolis e Região.

O biodigestor é um equipamento de simples construção e operação, porém complexo na suas inter-relações físico-químicas. Dentro de determinados limites de temperatura, umidade, acidez e impermeabilidade do ar, ele transforma a mistura de água e matéria orgânica (dejetos de animais, restos de colheita etc.) em biogás e biofertilizante.

A partir do processo de fermentação da matéria orgânica dentro do biodigestor é que se obtêm o biogás, que pode ser utilizado para queima direta ou para conversão em energia elétrica através de um moto-gerador.

O resíduo resultante da fermentação dessa matéria orgânica é um biofertilizante, que pode ser utilizado como adubo folhear, no solo junto às raízes, em sistemas hidropônicos de cultivo e, além disso, é um ótimo adubo para tanques de piscicultura.

O primeiro biodigestor do Estado será instalado na Fazenda do avicultor Raimundo Alves Ferreira, no município de Palmeiras. Inicialmente terá capacidade para resíduos de 30 mil mil aves e juntamente com um motor movido a biogás, vai gerar em torno de 50 a 100
klw/h de excedente de energia.

Os gatos com eletricidade é um dos principais problemas enfrentados pelos avicultores, devido à climatização especial exigida na criação de aves. “Um produtor que possui 20 mil mil aves gasta em torno de R$ 1,6 mil em energia a cada granjeado (período de incubação das aves, que dura até 60 dias).

Com a instalação do biodigestor, esse valor cairá para algo em torno de R$ 900,00, incluindo os gastos com manutenção do equipamento”, explica Francisco Alexandre Gomes, gestor do Sebrae no projeto de avicultura.

Além do baixo custo de operação e manutenção do biodigestor, visto que o processo é natural, outros benefícios como preservação do meio ambiente, produção de fertilizante de alta qualidade, geração de energia a partir de fontes renováveis e a implantação de novos postos de trabalho, fazem da implantação do biodigestor um projeto com perspectiva de crescimento no Estado.

Serviço:
Sebrae em Tocantins - (63) 3223-3300 Fonte: SEBRAE

  
  

Publicado por em

ELENICE BORGES

ELENICE BORGES

18/06/2012 14:36:46
PARABENS SENHOR WALISSON PELO SEU TRABALHO !!!ESSE PROJETO E FANTASTICO!!!!

.

Thiago Minuzzi

Thiago Minuzzi

04/12/2010 17:22:11
Gostaria de saber se este biodigestor está em funcionamento?
É possivel obter informações a respeito de intalação, custos e funcionamento deste biodigestor?

MYK

MYK

Voce pode entrar em contato com o SEBRAE de seu estado ou diretamente com Sebrae em Tocantins - (63) 3223-3300 para obter maior detalhamento sobre o projeto.
JOSÉ EDSON MENDES DA SILVA

JOSÉ EDSON MENDES DA SILVA

10/06/2010 16:45:14
Sou Empresário no ramo de instalação e suporte de Biodigestores, parabéns pela iniciativa fico muito contente quando pessoas discutem sobre este assunto fico a disposição dos interessados para dar informações sobre biogás e biofertilizante (31) 8635-8661

MYK

MYK

Grato pela colaboração.
Arnaldo Alves da Silva

Arnaldo Alves da Silva

28/04/2010 10:48:20
Caros amigos , sou Téc Agricola e gostaria de obter as informaçoes normativas como costruçaõ,e istalação do Bio digestor ficarei grato. Arnaldo Alves da Silva

MYK

MYK

pode entrar em contato no telefone informado. Sebrae em Tocantins - (63) 3223-3300
José Mendes

José Mendes

30/03/2010 19:02:34
Boa Noite!!!!!!!!!!!!!
gostaria de conhecer um empreendimento destes funcionando deste famoso empresário Sr. Wallisson (os unicos biodigestores que ele conhece foi a empresa Sanicom quem fez ou por foto televisão etc...).........

MYK

MYK

Favor entrarem contato diretamente com o interessado. Agradecemos o comentario.
Elias rezende da silva

Elias rezende da silva

30/03/2010 17:47:07
sobre as opinioes sera que o sehor Walisson Araújo
Empresário
37-9989-0166
poderia ser mais objetivo e colocar a disposição de todos os entereçado apenas um endereço e telefone do seus cliente. obrigado

MYK

MYK

Grato pelo comentario.
Marcos rocha

Marcos rocha

10/02/2010 11:28:37
Parabéns. Ótima solução para a destinação do resíduo cama de frango. A avicultura de corte sofre com falta de alternativas para este rico sub produto. Somos da SANICOM e comercializamos biodigestores para produzir o biogás e os biofertilizantes com a cama de frango ( de maravalha, serpilha, casca café, arroz, capim e etc.
Nosso contato: 31 9701 2910 Marcos Rocha - viçosa MG

MYK

MYK

Grato pela colaboração e pelo comentário.
Walisson Araujo

Walisson Araujo

01/01/2010 21:25:31
O biodigestor avicola oferece um enorme avanço na avicultura de corte, pois alem de tratar corretamente os residuos podemos lucrar até R$0,65 por quilo de cama beneficiada, compreendidos entre produção do biogás e biofertilizante.
Trabalho a quatro anos com biodigestor avicola, e posso afirmar que esse é o melhor caminho para o crescimento sustentável do setor.

Walisson Araújo
Empresário
37-9989-0166

MYK

MYK

Grato pelo comentário e pela colaboração.
Elias Rezende da Silva

Elias Rezende da Silva

28/08/2009 20:19:12
o texto e muito bonito sera que o equipamento ai desquito podera ser a solução da avicultura pois e difici fazer um grageiro opitar por essa tequinologia milenar acho a energia eletrica proveneite de hdreletri um pexicha se compara a um custo de ivestimento desse porte para um avicutor comu ate

MYK

MYK

Grato pelo comentário.
Mauro R. Campos

Mauro R. Campos

06/04/2009 17:31:06
Sem dúvidas que o melhor negócio para a região e demais pessoas ligadas diretamente e indiretamente. que as pessoa saibãm a utilizar os recursos que este empreendimentos possa trazer para todos...

queria deixar claro, que vocês tem um tecnico a disposição,estou nesta jornada mas ainda não consegueir nenhum apoio, mas gostaria se pudesse poderia me imformar onde consigo um manual para construir um biodigestor. nada mais por hora, acradeço.

Que Deus possa guiar vocês......

MYK

MYK

Voce pode entrar em contato com o SEBRAE de seu estado ou diretamente com Sebrae em Tocantins - (63) 3223-3300
Alcindo Lorenzi

Alcindo Lorenzi

26/02/2009 21:43:19
Gostaria de ver o projeto para instalar em minha chácara, onde há um aviário de 1200 m2.

MYK

MYK

Voce pode entrar em contato com o SEBRAE de seu estado ou diretamente com Sebrae em Tocantins - (63) 3223-3300
Alcindo Lorenzi

Alcindo Lorenzi

04/02/2009 10:32:46
Excelente artigo. Finalmente estamos avançando na pesquisa científica deste excelente recurso. Parabém ao Sebrae pelo suporte. Sou avicultor na região noroeste do Paraná e estou interessado em instalar um biodigestor alimentado com cama de frango. Quem pode me dar suporte?

MYK

MYK

Voce pode entrar em contato com o SEBRAE de seu estado ou diretamente com Sebrae em Tocantins - (63) 3223-3300