Ônibus brasileiros movidos a gás natural foram vendidos para a prefeitura de Roma

A Irisbus, companhia de ônibus da Iveco, vendeu em março 400 ônibus movidos a gás natural comprimido à prefeitura de Roma, na Itália. Trata-se do maior negócio envolvendo este tipo de veículo já firmado na Europa. Os

  
  

A Irisbus, companhia de ônibus da Iveco, vendeu em março 400 ônibus movidos a gás natural comprimido à prefeitura de Roma, na Itália. Trata-se do maior negócio envolvendo este tipo de veículo já firmado na Europa.

Os veículos, modelos City Class, se encontram ainda em fase de produção, na fábrica da Irisbus, localizada no Valle Ufita, sul da Itália.

Foram especialmente desenvolvidos para operar na capital italiana e equipados com o novo motor Iveco Cursor 8 GNC, de 270 cavalos, cuja principal característica é o baixo nível de emissão de poluentes.

Segundo Giuseppe Amaturo, executivo da Irisbus na Itália, o alto controle de emissões exercido pelo Cursor 8 GNC já o coloca de acordo com padrões ambientais, que entrarão em vigor apenas em 2009.

As soluções técnicas que permitem tal desempenho provêm, principalmente, da adoção do chamado `stoichiometric combustion system`, processo que promove a queima total de combustível no motor.

Para Amaruto, o contrato selado com a cidade de Roma será de grande aporte para a qualidade de vida na capital italiana. Com a aquisição, os ônibus movidos a gás natural passam a representar 25% da frota urbana da cidade.

Segundo ele, `nos últimos 20 anos, a Irisbus tem se dedicado a um incessante trabalho de desenvolvimento de tecnologias não-agressoras ao meio-ambiente. Este contrato é uma grande recompensa para nós`, acrescenta.

Com a venda dos 400 City Class GNC à capital italiana, a Irisbus passa a ter um total de três mil ônibus movidos a gás natural operando na Europa.

Seu maior cliente é a cidade de Atenas, capital da Grécia, dona de 416 modelos Irisbus movidos a GNC e produzidos na planta de Annonay, na França.

Fonte: MM Editorial

  
  

Publicado por em