SC tem novo instituto de energias renováveis

Entidade vinculada à Ufsc vai ampliar os estudos nesta área e também atuar junto aos governos do Mercosul para que adotem energias limpas. Floriamópolis, SC – O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Renov&aac

  
  

Entidade vinculada à Ufsc vai ampliar os estudos nesta área e também atuar junto aos governos do Mercosul para que adotem energias limpas.

Floriamópolis, SC – O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Renováveis na América Latina (Ideal) foi lançado oficialmente no fim de abril, em cerimônia na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), em Florianópolis.

Com sede na capital catarinense, o objetivo da entidade é ampliar os conhecimentos na área de energias renováveis, auxiliar na formulação de leis que ajudem a disseminar o uso desse tipo de energia no continente e atuar junto a governos para a ampliação da energia limpa na matriz energética do Mercosul.

Segundo o instituto, entre as ações a serem desenvolvidas está a articulação entre pesquisas da área acadêmica com necessidades do meio empresarial. A proposta é aproveitar o potencial latino-americano de produção de energias renováveis e auxiliar empresários a direcionar os investimentos para a área.

O Ideal pretende ainda realizar um concurso anual de melhores trabalhos acadêmicos em energias alternativas na América Latina. Haverá uma premiação em dinheiro ou bolsa de estudos aos ganhadores e os melhores trabalhos serão publicados em revista própria.

O instituto terá ainda observadores internacionais, que não sejam funcionários do instituto e que possam atuar como contatos nos países latino-americanos, transmitindo novidades em energias renováveis.

Mais informações: www.institutoideal.org

Texto da Agência Fapesp.

Fonte: EcoAgência

  
  

Publicado por em