Veículo Elétrico da Itaipu conclui viagem de 20 mil quilômetros pelas Américas

No percurso, enfrentou oscilações de temperatura que passaram dos 45ºC do México até -17ºC no extremo norte do Chile.

  
  

Chega ao fim nesta quarta-feira (17/8), em Foz do Iguaçu, a maior viagem já feita por um veículo 100% elétrico no mundo. O protótipo desenvolvido pelo Projeto Veículo Elétrico (VE), da Itaipu, rodou as três Américas, em um percurso de mais de 20 mil quilômetros.

A expedição, comandada pelo jornalista Paulo Rollo, especializado no setor automotivo, partiu no dia 9 de abril de Los Angeles, na Califórnia (EUA), e a previsão é que chegue ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade, o Galpão G5 da Itaipu, às 9 horas desta quarta-feira.

O roteiro incluiu 15 países, passando pelos EUA, México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Paraguai, Argentina e Brasil. No percurso, enfrentou oscilações de temperatura que passaram dos 45ºC do México até -17ºC no extremo norte do Chile.

A expectativa inicial era rodar 25 mil quilômetros, mas a expedição teve de cortar do roteiro a região patagônica por causa do frio intenso – o gelo cobriu as estradas – e das cinzas do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, no Chile.

Segundo Paulo Rollo, o veículo elétrico respondeu 100% às expectativas. As únicas dificuldades foram a burocracia aduaneira da América Central e a baixa qualidade do asfalto – o VE enfrentou todo tipo de piso, como barro e cascalho.

Já o veículo rodou os 20 mil quilômetros sem qualquer problema. Até em temperaturas extremas, 47 graus Celsius, no México, e 15 negativos no Norte do Chile, ele não decepcionou.

“Acho que o ponto-chave é a questão da robustez. Até agora a maior viagem que tínhamos feito com o veículo elétrico foi até a Assunção e agora ficou comprovado que ele está preparado para ir muito mais longe”, avaliou o coordenador brasileiro do Projeto VE, engenheiro Celso Novais.

“Essa viagem é um grande insumo para o nosso projeto e pretendemos usar as informações para aprimorarmos o veículo”, acrescentou.

Roteiro:

Na chegada a Foz do Iguaçu, o VE vai passar pela Barreira de Controle da usina, seguir pelo Mirante Central, Mirante do Vertedeouro, até chegar ao galpão G5, onde haverá uma coletiva de imprensa.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Itaipu

  
  

Publicado por em