WTC São Paulo terá a autosuficência em energia de forma ecologicamente correta

Um consórcio formado pela Cummins, Enatec e Benco possibilitou a instalação de geradores a gás, com capacidade de produzir 5,25 megawatts/hora de energia, no World Trade Center São Paulo. Isso torna o complexo auto-suficiente também em energia, garantindo

  
  

Um consórcio formado pela Cummins, Enatec e Benco possibilitou a instalação de geradores a gás, com capacidade de produzir 5,25 megawatts/hora de energia, no World Trade Center São Paulo. Isso torna o complexo auto-suficiente também em energia, garantindo a continuação das atividades normais no D&D Shopping, Hotel Gran Meliá e na Torre de Escritórios WTC, em eventuais crises futuras de energia no país.Em água potável, o WTC São Paulo já é auto-suficiente desde 2001.

O World Trade Center de São Paulo, complexo imobiliário que engloba torre de escritórios, o Shopping D&D e o Hotel Gran Meliá, é o primeiro condomínio empresarial já implantado a construir uma central geradora de energia.

Um contrato de longo prazo estilo BOT (built, operate and transfer) com consórcio formado pelas empresas Cummins, Enatec Engenharia e Benco, possibilitou o investimento de US$ 3 milhões para aquisição e instalação de um equipamento capaz de gerar 5,25 megawatts a partir de três geradores a gás QSV 91G com potência de 1,75 MW cada.

A Cummins fará a supervisão e manutenção do equipamento; a Enatec Engenharia desenvolveu o projeto e a Benco foi a responsável pela instalação.O consórcio fará também a operação da planta.

O investimento não representa nenhum custo adicional aos usuários do condomínio, pois o contrato firmado é de que a dívida com o consórcio será saldada em 15 anos, com o pagamento da energia produzida.

Os geradores fornecerão energia ao complexo todo durante os horários de pico, das 17h30 às 20h30, quando a energia fornecida pela rede é mais cara.

`Nesse período, o custo da energia chega a ser dez vezes mais alto do que o fornecido pela concessionária no horário normal.

Assim, o gerador operará num horário que viabiliza o fornecimento e a amortização do investimento`, explica Ferdinando Mugnatto Filho, gerente geral do WTC.Mas o maior benefício obtido, de acordo com o gerente, foi a auto-suficiência em energia elétrica, que garante continuidade de operação para os negócios dos usuários do complexo em qualquer que seja a situação das concessionárias de energia no país.

O complexo WTC São Paulo conta com o D&D Shopping, com a Torre de Escritórios WTC, com mais de 170 condôminos, entre eles muitas empresas de tecnologia, e com o hotel de alto padrão Gran Meliá, empreendimentos que não podem correr o risco de ficar sem energia.

O gerador a gás natural foi o escolhido por ter custo operacional mais baixo, por ser menos poluente e ecologicamente correto. O WTC São Paulo também é auto-suficiente em água potável, desde dezembro de 2001. Isso tem permitido o funcionamento normal das instalações do complexo, mesmo durante os cortes de fornecimento de água realizados na região da Berrini.

Previsão de aumento de consumo de energia :

Segundo a projeção da Eletrobrás, `o maior crescimento no período de 2001 a 2011 ocorrerá na classe Comercial,com crescimento médio de 7,9% ao ano. O consumo total de energia no país deverá passar de 54,3 TWh, em 2003 para 95,4 TWh em 2011.

A classe Comercial da região Sudeste/Centro-Oeste passará do consumo de 36,0TWh em 2003 para 63,9 TWh em 2011`.

Com essa projeção e a possibilidade de uma nova crise energética no país, o investimento em um gerador próprio tornou-se um grande diferencial de mercado. O racionamento compulsório de energia determinado pelo governo brasileiro em 2001 obrigou o complexo WTC a tomar medidas extremas, como em todo o País.

A iluminação foi reduzida em algumas áreas, escadas rolantes foram desligadas em alguns horários e, principalmente, houve diminuição no uso dos equipamentos de ar condicionado, gerando um desconforto que, com a chegada dos novos geradores, esse risco fica afastado.

A central de energia entrará em operação em setembro e está instalada ao lado do WTC, em área recentemente adquirida.

Fonte: Oficina de Comunicação

  
  

Publicado por em