Tubarão raro é filmado por parque marítimo japonês em Tóquio

Uma espécie de tubarão raramente vista, porque seu hábitat natural é a 600 metros de profundidade, foi filmada nesta semana por funcionários de um parque marítimo japonês. O Parque Marítimo Awashima,

  
  

Uma espécie de tubarão raramente vista, porque seu hábitat natural é a 600 metros de profundidade, foi filmada nesta semana por funcionários de um parque marítimo japonês. O Parque Marítimo Awashima, em Shizuoka, ao sul de Tóquio, foi alertado por um pescador no domingo, que disse ter visto uma criatura estranha e parecida com uma enguia, cheia de dentes pontudos.

Os funcionários do parque capturaram a criatura de 1,6 metro, que eles identificaram com sendo um tubarão-cobra fêmea. Essa espécie é muitas vezes chamada de "fóssil vivo", por ser primitiva e ter mudado pouco desde os tempos pré-históricos.

O tubarão parecia estar em más condições quando os funcionários do parque o levaram para uma piscina de água do mar, onde o filmaram nadando e abrindo sua mandíbula. "Acreditamos que filmes de uma espécime viva são extremamente raros", disse uma autoridade do parque. "Eles vivem entre 600 e mil metros de profundidade, o que é mais fundo do que seres humanos podem ir". "Achamos que ela pode ter vindo para perto da superfície porque estava doente, ou por estar enfraquecida porque estava em águas rasas", completou ele.

O tubarão morreu poucas horas depois de ter sido pego. Tubarões-cobra, que se alimentam de outros tubarões e criaturas marítimas, são algumas vezes pegos em redes de pesca, mas são raramente vistos vivos.

Fonte: Reuters / Estadão online

Editoria: Guto Bertagnolli

  
  

Publicado por em