UFRJ desenvolve pesquisas de melhoramento genético do arroz

A UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro está desenvolvendo pesquisas para o melhoramento genético do arroz, a fim de aumentar a tolerância a pragas, doenças e condições adversas de solo e clima. Segundo informação do CIB - Conselho de Informaç

  
  

A UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro está desenvolvendo pesquisas para o melhoramento genético do arroz, a fim de aumentar a tolerância a pragas, doenças e condições adversas de solo e clima.

Segundo informação do CIB - Conselho de Informações sobre Biotecnologia, as pesquisas, coordenadas pela professora Márcia Márgis, visam obter plantas transgênicas que expressam proteínas com atividades contra fungos patogênicos e identificação dos padrões de expressão dos genes envolvidos com metabolismo antioxidante, que estão sendo avaliados com relação ao estresse salino do solo.

O arroz constitui um dos mais importantes cereais do mundo. Foi estimado, por exemplo, que a população consumidora de arroz está crescendo 1,8% ao ano e como conseqüência, a sua produção aumentará de 560 milhões de tons/ano à 850 milhões de tons/ano em 2025.

Atualmente, produção brasileira representa apenas 2% da produção mundial e é principalmente, consumida dentro do Brasil.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em