Notícias > Ambiente >

Universo tem mais estrelas no céu que grãos de areia na terra

19 de Agosto de 2003.
Publicado por Equipe EcoViagem

Estudos conduzidos por pesquisadores australianos dão conta de que o Universo tem 70 septilhões de estrelas. O número, composto de 22 zeros, é dez vezes superior ao número estimado de grãos de areia na Terra. A informação é do diretor da Escola de Astronomia e Astrofísica, Simon Driver.

Ele disse que sua equipe usou um dos telescópios mais potentes disponíveis para estudos do espaço e, dessa forma, chegou-se à melhor estimativa feita até hoje.

Ainda assim, Driver admite que os cálculos são imprecisos porque só incluem estrelas ao alcance dos equipamentos.

O estudo visa a medir distâncias existentes entre as 250 mil galáxias mais próximas da Terra. O cientista explicou que, para chegar ao número de vários dígitos, ele e sua equipe estudaram em detalhes região próxima da Terra.

Eles calcularam, então, a quantidade de estrelas pela luminosidade de cada galáxia. Em palestra na assembléia-geral da União Astronômica Internacional, em Sidney, Driver disse ainda que o número real de estrelas pode ser ainda maior.

Fonte: Radiobras