Vale do Ribeira ganha mais atenção do governo federal

O Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do Paraná, ganha mais atenção do governo federal. No dia 19/04, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, virá ao Paraná para oficializar os novos investimentos em favor da agricultura familiar d

  
  

O Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do Paraná, ganha mais atenção do governo federal. No dia 19/04, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, virá ao Paraná para oficializar os novos investimentos em favor da agricultura familiar do Vale do Ribeira, que somam mais de 3 milhões de reais. Além disso, Rosseto vai apresentar os números do balanço do crédito rural na região nos últimos dois anos.

Segundo a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Paraná (DFDA-PR), houve aumento de 113% no número de contratos do Pronaf-Crédito Rural nos municípios do Vale do Ribeira paranaense e um crescimento de 182% no volume de recursos aplicados pelo Banco do Brasil e pelo Sistema Cresol nesta região entre 2002 e 2004.

Na sexta-feira (08/04), o delegado federal do Desenvolvimento Agrário no Estado do Paraná, Reni Antônio Denardi, visitou a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, para lhe entregar pessoalmente o convite da programação da visita do ministro Rosseto.

“Já adiantei ao delegado que, aproveitando a visita do ministro, entregarei a ele um documento elaborado pelas organizações dos agricultores familiares atingidos pela estiagem no Estado. Esse documento descreve os prejuízos das famílias paranaenses com a seca, retratando o impacto das perdas na economia do estado”, comenta a deputada.

Quanto aos investimentos do governo federal no Vale do Ribeira, Luciana diz que “essas medidas são importantes para o fortalecimento da agricultura familiar.

O governo tem apostado na estratégia de valorizar o setor em parceria com o cooperativismo e o associativismo paranaenses, a partir de ações concretas que visam melhorar o dia-a-dia das famílias produtoras”.

Visita oficial

O ministro começa a visita a Curitiba, participando de um café-da-manhã na sede da DFDA-PR (Rua Dr. Faivre, 1220 – 10º andar), às 7h30, e proferindo palestra na reunião semanal do governo estadual, à convite do governador Roberto Requião, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.

Fonte: AssCom Desenvolvimento Agrário no Paraná.

  
  

Publicado por em