Veículos Elétricos são tema de seminário e exposição no Rio de Janeiro

A relação dos veículos elétricos com o meio ambiente e com o transporte público, as novas tecnologias, sistemas, componentes e soluções de logística para este tipo de veículo, a legislaç

  
  

A relação dos veículos elétricos com o meio ambiente e com o transporte público, as novas tecnologias, sistemas, componentes e soluções de logística para este tipo de veículo, a legislação e a regulamentação, os usos, as oportunidades e as pesquisas em desenvolvimento estarão sendo discutidos durante o 5° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos.

O evento será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de outubro, das 8h30 às 18h, no Centro Cultural Light (Avenida Marechal Floriano nº 168).

Organizado pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) e pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Seminário reunirá especialistas de vários setores para a discussão dos principais aspectos relacionados aos veículos elétricos, sejam a bateria, híbridos e de célula a combustível.

Paralelamente ao seminário será realizada uma exposição de tecnologias, produtos e serviços com as novidades dos mercados que envolvem os veículos elétricos, franqueada ao público em geral.

O programa do seminário conta com palestras, painéis, mesa redonda e workshops para o debate sobre a quebra de paradigma que pode ser provocada com a chegada dos veículos elétricos ao mercado, revolucionando os setores automotivo, de transporte, energético e ambiental.

Revolução Tecnológica:

De acordo com o diretor-presidente da ABVE, Antonio Nunes Jr, os veículos elétricos representam, hoje, a principal revolução tecnológica do setor automotivo para a maior eficiência no uso da energia e para melhorar as condições ambientais do planeta.

A ABVE é uma associação sem fins econômicos e foi criada há pouco mais de um ano para incentivar a sociedade e o mercado a adotarem os veículos elétricos com o objetivo de tornar os meios de transporte - de pessoas e cargas - mais limpos e eficientes.

Nunes explica que se entende por veículos elétricos os automóveis que utilizam pelo menos um motor elétrico para sua tração. Incluem-se, dentre outros, os veículos elétricos a bateria, híbridos, de célula a combustível e trólebus. Para a ABVE, no entanto, este segmento do mercado envolve, ainda, seus componentes básicos e auxiliares, os sistemas de acumulação e infra-estruturas de distribuição de energia.

Segundo Jayme Buarque de Hollanda, diretor geral do INEE, a utilização dos veículos elétricos está crescendo no mundo inteiro e já existe uma indústria nascente no Brasil. Jayme acredita que, com a globalização, fatalmente esta forma de tração veicular, mais eficiente e menos poluente, brevemente se expandirá pelo país.

O INEE é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que reúne pessoas e instituições interessadas em promover a transformação e o uso eficiente de todas as formas de energia para alcançar uma economia mais saudável, meio ambiente mais limpo, maior segurança quanto ao acesso à energia e bem-estar da sociedade. Há mais de 5 anos o INEE discute a eficiência nos transportes com o emprego de veículos elétricos.

Para o seminário, as inscrições podem ser feitas até 25 de outubro de 2007 por meio do site www.ve.org.br, onde também estão disponíveis informações sobre os descontos oferecidos.

Serviço:

VE 2007 - 5° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos

Data: 25 e 26 de outubro

Horário: das 8:30h às 18h

Local: Centro Cultural Light - Avenida Marechal Floriano nº 168, Rio de Janeiro

Informações: telefone (21) 2510-3474 - e-mail. ve2007@ve.org.br. (www.ve.org.br).

Fonte: Ateliê da Notícia

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em