Vencedores do Prêmio Ethos ressaltam a importancia das parcerias na solução de problemas

O auditório do Sesc Vila Mariana, em São Paulo, recebeu mais de 200 convidados para a cerimônia de entrega do Prêmio Ethos de Jornalismo, 4a. edição, aos vencedores. Neste ano, concorreram à bolsa-pesquisa de R$ 10 mil 415 trabalhos inscritos nas catego

  
  

O auditório do Sesc Vila Mariana, em São Paulo, recebeu mais de 200 convidados para a cerimônia de entrega do Prêmio Ethos de Jornalismo, 4a. edição, aos vencedores. Neste ano, concorreram à bolsa-pesquisa de R$ 10 mil 415 trabalhos inscritos nas categorias Jornal, Revista, Fotojornalismo, Rádio, TV e Destaque Regional.

Estes são os vencedores:

- JORNAL: Jacílio Sampaio, do jornal Valor Econômico, com a reportagem `Equilíbrio Delicado`. Nela, Jacílio analisa os dados de uma pesquisa exclusiva, preparada pela PriceWaterhouseCoopers, com o apoio do Valor e da revista Meio Ambiente Industrial, sobre as possibilidades de investimentos sustentáveis no Brasil. Segundo a pesquisa, o País é o campo certo para expressivas
inversões em projetos de sustentabilidade.

-REVISTA - Regina Scharf e Fernanda Vasconcelus, da Horizonte Geográfico, com `Tesouros do Lixo`. As jornalistas fazem um dossiê sobre a reciclagem do lixo, com partes específicas sobre papel, plástico, metal, pneus, celulares e lâmpadas. A reportagem destaca também que a reciclagem pode gerar recursos da ordem de quase 6 bilhões de dólares para o Brasil.

-FOTOJORNALISMO - Pablo de Luca, de O Jornal (Maceió / AL), com a foto `Alongar para o trabalho`. Acompanhando, como repórter fotográfico, uma série de matérias sobre os canaviais alagoanos, Pablo conseguiu registrar o momento em que um grupo de trabalhadores fazia uma série de alongamentos, numa das fazendas visitadas. A cena chamou a atenção de Pablo porque, segundo ele, demonstra que atitudes simples podem melhorar muito as condições de trabalho.

- RÁDIO - Márcio Tadeu dos Santos, da Rádio Bandeirantes de São Paulo, com a série de reportagens para a `Campanha Acesso Fácil` , promovida pela Rádio Band. Acompanhado de um especialista, Márcio visitou 14 espaços culturais na capital paulista para verificar as condições de acesso às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Das visitas surgiu um relatório com sugestões de melhoria, que foi encaminhado às instituições. Cinco meses depois, Márcio voltou aos mesmos lugares para conferir o que havia sido feito. Dez órgãos culturais consideraram, de alguma forma, as sugestões apresentadas.

-TELEVISÃO - Eunice Ramos, da TV Centro - América (Globo de Cuiabá / MT), com a matéria `Manejo Sustentável das Madeireiras`. A reportagem mostra o trabalho de algumas madeireiras e serrarias que, utilizando-se de conceitos de racionalização e sustentabilidade, conseguiram reduzir os impactos ambientais e aumentar a produtividade. Mais do que isso, encontraram também soluções criativas para os resíduos.

- DESTAQUE REGIONAL - Beatriz de Castro Serra, da TV Globo Nordeste, com a primeira reportagem da série `Ação Solidariedade`. A jornalista demonstra como a maior empresa de alumínio do mundo incentiva o voluntariado de seus funcionários e contribui para a melhoria das populações do entorno de suas unidades fabris, com o repasse de verbas para projetos sociais.

A atração cultural ficou por conta do jornalista Luís Nassif. Ele deixou o jornalismo econômico para mostrar sua
habilidade como compositor, acompanhado pelo grupo Flor Amorosa, constituído apenas por mulheres .

Cada vencedor do Prêmio Ethos de Jornalismo, 4a. edição recebeu uma bolsa-pesquisa de R$ 10 mil, que deverá ser destinada ao desenvolvimento de algum projeto acadêmico ou de aperfeiçoamento profissional.

Integraram a comissão julgadora final do Prêmio: Cláudio Paiva, César A. Chaves Fernandes (Comgás), Karen Cavalcanti (Natura), Magda A.B. de Oliveira (MaxPress) e Vanda Pita (Grupo Santander Banespa).

Jornalistas profissionais, professores de comunicação e representantes de organizações não-governamentais participaram da primeira comissão julgadora.

O que é o Prêmio Ethos de Jornalismo

O Prêmio Ethos de Jornalismo é uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em parceira com a Fundação Ford.

Foi criado em 2001 para reconhecer e destacar o esforço dos profissionais de comunicação na divulgação de ações que promovem a responsabilidade social para a gestão sustentável das empresas e para a construção de uma sociedade mais justa.

Nesta 4a. edição do Prêmio Ethos de Jornalismo, foram inscritos 415 trabalhos publicados em 134 veículos de todo o País.

O Prêmio Ethos de Jornalismo, 4a. edição foi patrocinado por: Natura, Petrobras, Comgas e Santander Banespa. Contou com o apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais (Fenaj); e o apoio da CDN, do Maxpress e do Sesc SP

Fonte: Imprensa Ethos

  
  

Publicado por em