VII Semana Nacional da Baleia Franca permitirá intercâmbio científico-cultural

A parte científica da VII SNBF,que acontecerá de 13 a 20 deste mês em Imbituba/SC, contará com a presença de importantes conferencistas brasileiros e estrangeiros.São ambientalistas e pesquisadores que estarão discutindo questões relevantes como a criação

  
  

A parte científica da VII SNBF,que acontecerá de 13 a 20 deste mês em Imbituba/SC, contará com a presença de importantes conferencistas brasileiros e estrangeiros.São ambientalistas e pesquisadores que estarão discutindo questões relevantes como a criação do Santuário do Atlântico Sul,proposta defendida pelo Brasil junto à Comissão Baleeira Internacional(CBI).Haverá ainda reunião do Grupo de Trabalhos Especiais de Mamíferos Aquáticos do IBAMA e o Encontro Internacional sobre Turismo de Observação de Baleias.

Shows, desfiles de escolas, gincanas culturais e demais atividades artísticas e esportivas envolverão munícipes e turistas numa alegre manifestação popular que este ano ocupará a Praça Henrique Lage, no centro da cidade.

Os convidados especiais:

Vice-Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, fundador do Projeto Baleia Franca, um dos mais celebres ambientalistas do Brasil, estará presente para a inauguração do Museu da Baleia de Imbituba no dia 17/9.

Régis Pinto de Lima, Oceanógrafo e Chefe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos do IBAMA, Vice-Chefe da Delegação Brasileira junto à Comissão Internacional da Baleia, estará em Imbituba durante toda a VII Semana Nacional da Baleia Franca, somando sua experiência e conhecimento
às discussões técnico-científicas.

Ricardo Soavinski, Oceanógrafo, Coordenador Nacional de Fauna do IBAMA, irá presidir a reunião do Grupo de Trabalho Especial de Mamíferos Aquáticos do IBAMA e prestigiar a inauguração do Museu da Baleia de Imbituba e do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca.

A Bióloga Márcia Engel, M.Sc., Diretora Executiva do Instituto Baleia Jubarte, o mais importante parceiro institucional do Projeto Baleia Franca, estará presente nos eventos durante toda a VII Semana.

O Presidente da International Wildlife Coalition/USA e coordenador da rede de ONGs ambientalistas da Comissão Internacional da Baleia, Daniel J. Morast, chegará ao Brasil no dia 8 de setembro e irá a Imbituba após uma visita oficial ao Centro Mamíferos Aquáticos do IBAMA, em Itamaracá, permanecendo em Santa Catarina durante toda a VII Semana.

A Dra. Carole Carlson, Ph.D., Bióloga e considerada a maior autoridade mundial no turismo de observação de baleias, estará chefiando uma delegação de 3 representantes do IFAW - Fundo Mundial para o Bem-Estar dos Animais, que passarão toda a semana em Imbituba, de onde seguirão para o Uruguai para conhecer o Proyecto Ballena Franca, entidade coligada do PBF-Brasil.

O Dr. Miguel Iñiguez, um dos maiores especialistas argentino em cetáceos e Chefe da Delegação Científica da Argentina à Comissão Internacional da Baleia estará presente da abertura oficial da VII Semana ao dia 16/9, quando parte diretamente para a Espanha para uma temporada de palestras.

O Dr. Robert L. Brownell, Jr., Ph.D., é um dos mais respeitados cientistas norte-americanos da área de mamíferos aquáticos, e é ex-Presidente do Comitê Científico da Comissão Internacional da Baleia,atualmente integrando o corpo científico da Administração Nacional de Pesca dos Estados Unidos.

O Dr. Herman Oosthuizen, Ph.D., é o Diretor da Área de Turismo de Espécies Marinhas do Ministério do Meio Ambiente e Turismo da República da África do Sul, Vice-Chefe da delegação sul africana à Comissão Intern. da Baleia e organizador do Workshop sobre Ciência e Turismo de Observação de Baleias, que estará sendo realizado em Cape Town, África do Sul, em fevereiro de 2004.

O Dr. Alastair Birtles, Ph.D., da Queensland University, Austrália, é um dos poucos especialistas no comportamento das baleias minke e seu gerenciamento como recurso turístico, com base em suas experiências pioneiras com a espécie na Grande Barreira de Corais australiana. Sua presença na VII Semana se dará entre os dias 13 e 17/9, acompanhando as reuniões técnico-científicas programadas.

A SNBF é produzida pela empresa socialmente responsável New Millennium Promoções e Eventos em parceria com a Coalizão Internacional da Vida Silvestre IWC/BRASIL, tem apoio da Secr.Municipal de Turismo e Meio Ambiente e da Santa Catarina Turismo S/A – a SANTUR.

O Projeto Baleia Franca tem patrocínio da Petrobras e participação do CMA IBAMA MMA.

Fonte: Tarso e Tarso

  
  

Publicado por em