Vinte mil espécies de peixes habitam os oceanos

Existem aproximadamente cinco mil espécies de peixes ainda desconhecidas nos mares e oceanos do planeta. A conclusão deriva do mais ambicioso levantamento da vida marinha já feito. Conduzido por cerca de 300 pesquisadores, de 53 países, o Censo da Vid

  
  

Existem aproximadamente cinco mil espécies de peixes ainda desconhecidas nos mares e oceanos do planeta. A conclusão deriva do mais ambicioso levantamento da vida marinha já feito.

Conduzido por cerca de 300 pesquisadores, de 53 países, o Censo da Vida Marinha apresentou na semana passada, no Instituto Smithsonian, em Washington, Estados Unidos, o primeiro relatório desde o início do projeto, em 2000.

Os cientistas revelaram que o censo catalogou até o momento 15.300 espécies, além de adicionar 160 novas a cada ano , uma média de três novas espécies por semana, desde 2000.

O desconhecimento humano é ainda maior ao levar em conta todos os seres vivos que habitam as águas salgadas do mundo. Os participantes do projeto estimam que existam cerca de 210 mil espécies conhecidas de vida marinha, mas que o número total deve ser dez vezes maior.

O censo está catalogando 1,7 mil novas espécies por ano. Uma das regiões mais impressionantes verificadas no projeto são os sedimentos abissiais na costa de Angola, onde os cientistas encontraram uma concentração de espécies marinhas maior do que em qualquer outro local do planeta.

Cerca de 80% das espécies coletadas ali eram desconhecidas. A previsão é que sejam catalogadas um total de 1 mil novas espécies apenas nessa região.

O Censo da Vida Marinha tem previsão de término de seus trabalhos em 2010. Trata-se de um enorme projeto, com custo estimado em US$ 1 bilhão, financiado por instituições e fundações como a National Science Foundation, o Australian Research Council, a Japan Society for the Promotion of Science e a Alfred P. Sloan Foundation.

Fonte: Agência FAPESP

  
  

Publicado por em

Gisele Cristina Bergamin

Gisele Cristina Bergamin

27/05/2009 17:02:31
Venho observando que o site vem a cada dia melhorando mais, os estudos cada vez mais interessantes. Sempre indico o site a amigos, amo as metérias publicadas. Parabens pelo trabalho da equipe, acredito que tenham profissionais de alto gabarito.
Um abraço a todos.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Gisele, O Portal EcoViagem trabalha para levar à todos as melhores matérias. E são internautas como você que nos impulsiona a trabalhar e melhorar cada vez mais! Agradecemos o comentário. Portal EcoViagem
Sebastião Antônio de Lima

Sebastião Antônio de Lima

12/03/2009 12:21:28
Estes estudos são realmente maravilhosos, porque só assim poderemos saber das milhares e milhares das criaçoes de "DEUS", Creio ser algo imprecionante de ver estas criaturas, mas só de saber que existe já ficamos maravilhados, vocês são uns genios da natureza, meus parabens a todos,.

Gisele Cristina Bergamin

Gisele Cristina Bergamin

07/10/2008 11:03:33
Estão todos de parabens.
Mas acredito que poderia conter um pouco mais de detalhes e algumas imagens.
Uma imagem atrai muito mais o interesse de um leitor. è claro esta é apenas uma opnião de uma pessoa leiga.
Parabens novamente pelos conteudos deste site muito obrigado pelo espaço deixado para as nossas opniões serem expostas.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Gisele, obrigado pelo comentário. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais. Abs. Equipe EcoViagem.