Volume de negócios gerado na V Fimai chega a R$ 180 milhões

Tecnologias Ambientais: Este foi o principal foco de interesse de quem participou este ano da quinta edição da Fimai, Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial. Realizada entre os dias 29 e 31 de outubro, a V Fimai reuniu mais de 30 mil pessoas no E

  
  

Tecnologias Ambientais: Este foi o principal foco de interesse de quem participou este ano da quinta edição da Fimai, Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial. Realizada entre os dias 29 e 31 de outubro, a V Fimai reuniu mais de 30 mil pessoas no ExpoCenter Norte, em São Paulo, revelando um crescimento de 20% em relação ao ano passado.

Segundo levantamento da organização, 25,5 % das pessoas que participaram da Feira foram conhecer as novidades na área de tecnologias ambientais. 18% buscaram informações sobre lançamentos na área de engenharia ambiental; 16,6% participaram com o objetivo de buscar novidades na área de educação ambiental e 13,8% foram atrás de novidades no setor de engenharia de segurança.

Os outros 26% se interessam por assuntos diversos; entre publicações, gestão de resíduos, assessorias especializadas, produtos e serviços internacionais, reciclagem, transporte de resíduos perigosos, entre outros.

Com 320 empresas expositoras, a V Fimai contou com a participação de visitantes de todos os estados brasileiros, mas a grande maioria veio de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O evento também atraiu a presença de visitantes de dez países, entre eles: Alemanha, Finlândia e México. Entre os profissionais que participaram do evento, 20,5% eram técnicos ambientais; 10% diretores, 8 % gerentes de empresas.

Um dos destaques este ano foi o volume de negócios gerado. Em relação a 2002, houve um crescimento de 25%. Foram fechados cerca de R$ 180 milhões em novos negócios. Parte deste valor foi resultado da rodada de negócios, patrocinada pelo Eurocentro (da Comunidade Européia) e representada no Brasil pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que aconteceu no espaço All Invest.

Participaram desta edição, 32 empresas européias de 12 países que realizaram cerca de 340 reuniões, com enfoque em energias renováveis.

Para Julio Tocalino, coordenador da Feira, o sucesso da quinta edição da Fimai se deve, principalmente, ao fato das empresas estarem mais atentas à questão ambiental por uma série de exigências, não só legais, como também em termos de imagem.

`Se observarmos a evolução da Norma ISO 14001 tivemos um crescimento de 70% do ano de 2002 para 2003. Nós pulamos de 600 certificadas para 1000 certificadas, o que demonstra uma preocupação das empresas em relação a sua atuação ambiental`, destaca.

Além da Feira, aconteceram simultaneamente o V Simai Seminário Internacional de Meio Ambiente industrial e o Seminário Ecoturismo 2003. Juntos, os eventos reuniram mais de 100 palestrantes e quinhentos congressistas.

Fonte: Agpress

  
  

Publicado por em