WF-Brasil lança livro `Redes: Uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização`

O WWF-Brasil lançou ontem (17/12) em Brasília o livro `Redes: Uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização`. A publicação conta um pouco da história das redes no Brasil, apresenta conceitos sobre o trabalho em rede, explica como func

  
  

O WWF-Brasil lançou ontem (17/12) em Brasília o livro `Redes: Uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização`. A publicação conta um pouco da história das redes no Brasil, apresenta conceitos sobre o trabalho em rede, explica como funcionam essas estruturas e estimula os leitores a participar ou formar novas redes.

`Redes` não é só um livro. A obra traz encartado um mini CD-Rom com artigos sobre o assunto, um diversificado banco de imagens com representações de redes e apresentações em power point prontas para adaptar e usar. Este material tem o objetivo de facilitar a exposição e a multiplicação do conceito, para que novas redes sejam criadas.

A publicação foi concebida por um grupo de educadores ambientais, entre eles Larissa Costa, coordenadora do Programa de Educação Ambiental do WWF-Brasil, e Viviane Junqueira, e pelo especialista em redes Cássio Martinho, que é o autor do texto. A edição teve o apoio da USAID, da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) e da Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA).

As redes de educação ambiental estão entre as pioneiras do Brasil. A experiência por elas acumulada ao longo da última década serviu de base e inspiração para este livro, que trata do assunto amplamente, estendendo o conceito a outras áreas.

`O WWF-Brasil aposta nessa idéia e quer contribuir para que todas as redes de educação ambiental, redes ambientais, de sementes, de economia solidária, de saúde, e tantas outras se formem, se expandam em todos os níveis e encontrem caminhos criativos e transformadores para construir sociedades mais justas e sustentáveis`, diz Denise Hamú, secretária geral do WWF-Brasil.

O texto base do livro segue o conceito de rede na forma e na estrutura. Ao longo dos capítulos , o leitor encontra links para facilitar a localização de conceitos chave e pode navegar por toda a publicação. No final, há referências bibliográficas e uma lista de endereços de sites da Internet dedicados a redes formadas em torno dos mais variados assuntos.

`Esperamos que cada leitor, participante, elo, nó, facilitador ou simplesmente interessado no assunto, conheça um pouco mais sobre redes, perceba a beleza e a diversidade de suas formas e aceite o desafio de reinventar, adaptar e reconstruir essas idéias a partir de sua própria experiência e realidade local`, diz Larissa.

`Redes` será lançado durante o coquetel anual de confraternização do WWF-Brasil, às 19 horas em Brasília. O livro está disponível na íntegra, em formato pdf, no site do WWF-Brasil.

Fonte: WWF-Brasil

  
  

Publicado por em