WWF-Brasil realiza oficina sobre comitês de bacias hidrográficas

O WWF-Brasil promove, de 25/7 até dia 27/7, juntamente com a coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Canela (RS), uma oficina para análise dos avanços e questões emergentes na implementação da Política Nacional de Recursos Híd

  
  

O WWF-Brasil promove, de 25/7 até dia 27/7, juntamente com a coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Canela (RS), uma oficina para análise dos avanços e questões emergentes na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, buscando identificar tópicos que possam orientar a discussão na base do Sistemas de Recursos Hídricos - os comitês , por meio de indicadores de gestão dos recursos hídricos.

Para a secretária geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, a instituição deseja, com esta iniciativa, contribuir de maneira objetiva para a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos do País e para a eficácia dos comitês de bacia como unidades de gestão dos recursos hídricos.

De acordo com o coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil, Samuel Barrêto, tais indicadores ajudarão diretamente aos comitês de bacia contribuindo para medir os seus resultados e desempenho e poder comunicar isso com a sociedade.

A oficina reúne especialistas de diversas regiões do país, envolvidos no processo de implementação e/ou acompanhamento da implementação de comitês de bacia e demais instâncias do Sistema de Recursos Hídricos.

`Os resultados vão servir, também, como subsídios para a identificação de questões que poderão auxiliar os comitês, que são a instância de participação da sociedade na gestão dos recursos hídricos no Brasil`, disse Barrêto.

Pouco conhecidos :

Mais de 80% dos brasileiros não sabem o que é um comitê de bacia hidrográfica, de acordo com pesquisa encomendada ao Ibope pelo WWF-Brasil, no fim do ano passado. E é justamente no comitê de bacia que a sociedade tem maior participação na definição do que pode ou não pode ser feito nos rios de sua cidade ou estado, quais as ações necessárias para proteger os ecossistemas aquáticos dos quais o ser humano tanto depende.

Os comitês , que são a unidade de planejamento do Sistema de Recursos Hídricos no Brasil , reúnem representantes de governos, sociedade civil organizada e usuários das bacias hidrográficas para que, juntos, possam decidir como atender às diversas demandas da sociedade - agricultura, indústria, serviços de água etc. , garantindo a conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento econômico. Um dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos é a Cobrança pelo Uso da Água.

Embora o nome não seja o adequado, o seu objetivo é evitar o desperdício e o mau uso e garantir que conservar o meio ambiente passe a ser mais barato do que poluí-lo.

Fonte: WWF-Brasil

  
  

Publicado por em