WWF e Imazon lançam vídeo mostrando que o manejo florestal na Amazônia é um bom negócio

O vídeo Ouro Verde - o manejo sustentável na Amazônia para empresas e comunidades, realizado pelo WWF-Brasil e Imazon, com apoio da USAID, mostra que o setor florestal está se modernizando e, com isso, gerando maiores benefícios ambientais, sociais e econ

  
  

O vídeo Ouro Verde - o manejo sustentável na Amazônia para empresas e comunidades, realizado pelo WWF-Brasil e Imazon, com apoio da USAID, mostra que o setor florestal está se modernizando e, com isso, gerando maiores benefícios ambientais, sociais e econômicos para empresas, comunitários, governo e a sociedade como um todo.

O vídeo, lançado na sexta-feira (17/1) em Belém na abertura do primeiro seminário sobre os impactos sociais da certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal), mostra que essa nova forma de administrar a floresta e seus recursos, principalmente a madeira, traz vantagens para grandes, médios e pequenos proprietários de florestal, para os trabalhadores e comunidades locais.

A conclusão é de que é não só viável mas vantajoso manter a floresta em pé e colher madeira e outros recursos florestais todos os anos para sempre.

`O WWF-Brasil acredita que o futuro da Amazônia passa pela proteção do seu patrimônio natural e por uma economia de base florestal moderna e sustentável, capaz de gerar renda e melhoria de qualidade de vida para a população local, sem deixar de ser uma floresta nem abrir mão de sua cultura própria`, diz Luis Meneses, coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil.

`O manejo florestal sustentável imita o ciclo natural da floresta e reduz o impacto. Com isso, diminui as perdas e aumenta a regeneração. Isso, aliado ao planejamento e à tecnologia, otimiza a performance da floresta e aumenta a produtividade da exploração florestal. Portanto, é bom para o meio ambiente e é um bom negócio, beneficiando também quem vive e trabalha na floresta`, diz Paulo Amaral, pesquisador do Imazon.

Com 35 minutos de duração, o vídeo é dividido em cinco módulos que abordam a exploração florestal predatória na Amazônia, baseada na visão equivocada de que a floresta é um obstáculo ao desenvolvimento; a tecnologia do manejo sustentável, disponibilizada pelo projeto demonstrativo de exploração em escala industrial realizado pelo Imazon em parceria com o WWF em Paragominas (PA) e que atraiu o interesse dos fazendeiros; o exemplo da Cikel, a maior produtora de madeira tropical da América Latina, que adotou o manejo sustentável, buscou a certificação FSC e, com isso, ampliou seu mercado e aumentou sua produtividade; a experiência das comunidades tradicionais da Amazônia, como os seringueiros do Acre, com o manejo sustentável e a certificação FSC; o exemplo de médios produtores que já alcançaram a última fronteira e vêem no manejo sustentável sua única oportunidade de permanecer no setor madeireiro; e as políticas florestais para a Amazônia brasileira.O vídeo foi produzido pela Video & Cia, e será distribuído pelo Imazon e pelo WWF, ao custo de R$ 20,00 (mais o frete).

Fonte: WWF

  
  

Publicado por em