Xangai plantará árvores e gramado em parque subterrâneo

Luz solar chegará aos parques subterrâneos por meio de fibra óptica PEQUIM - As autoridades da metrópole chinesa de Xangai, cidade com grande déficit de zonas verdes, construirão sob a terra um parque com gramad

  
  

Luz solar chegará aos parques subterrâneos por meio de fibra óptica

PEQUIM - As autoridades da metrópole chinesa de Xangai, cidade com grande déficit de zonas verdes, construirão sob a terra um parque com gramado, árvores e flores ao qual a luz solar chegará através de fibras ópticas, segundo a imprensa estatal.

O parque, o primeiro do tipo na China, será inaugurado em 2010, ano em que Xangai recebe a Exposição Universal, e será projetado pelo Instituto de Desenvolvimento do Espaço Urbano municipal, de acordo com o jornal China Daily.

"Parecerá um parque normal", disse Shu Yu, um dos responsáveis pelo projeto, que explicou que serão utilizados encanamentos para levar água "diretamente às raízes das plantas".

Para resolver o problema da falta de luz solar, serão usados painéis solares e outros mecanismos de recepção de raios, e a luz e o calor que as plantas necessitam serão transmitidos por fibra óptica ao parque subterrâneo.

Serão escolhidas principalmente plantas de interior, embora os arquitetos esperem que o parque seja similar a uma pequena floresta, segundo a informação do China Daily.

Ainda se desconhece o local do parque subterrâneo, embora os responsáveis pelo plano tenham assinalado que se tratará, provavelmente, de algum local já existente sob o intrincado subsolo de Xangai.

O rápido desenvolvimento econômico de Xangai foi acompanhado de um furor construtivo que transformou o metro quadrado da cidade em um dos mais caros do país, com os imóveis alcançando preços quase proibitivos, enquanto as zonas verdes desaparecem pouco a pouco.

A "bolha imobiliária" afetou de forma similar outras cidades chinesas, embora Pequim, por exemplo, tenha sido capaz de manter cerca de 20 parques em sua área urbana, alguns deles em torno de monumentos como o Templo do Céu e o Palácio de Verão.

Fonte: Agência EFE

  
  

Publicado por em