`Dupla 100%` venceu o 18o Raid da Meia-Noite

Se o retrospecto contar para a dupla Carlos Barrense (piloto)/Camilo Turcatto(navegador), pode-se dizer que o aproveitamento deles é de 100%. Carlos e Camilo, primeiros colocados na categoria master do 15o Raid de Inverno , julho, venceram também o 18o Ra

  
  

Se o retrospecto contar para a dupla Carlos Barrense (piloto)/Camilo Turcatto(navegador), pode-se dizer que o aproveitamento deles é de 100%. Carlos e Camilo, primeiros colocados na categoria master do 15o Raid de Inverno , julho, venceram também o 18o Raid da Meia-Noite, realizado no último dia 20 na região de Ribeirão Pires e Paranapiacaba.

O resultado da prova foi anunciado nesta sexta-feira, durante a festa de encerramento da temporada 2004 no Buffet Ball Haus, na zona sul de São Paulo.

Carlos não compareceu ao evento, pois viajou para Ribeirão Preto para disputar no sábado a última etapa da Copa Troller Sudeste (foi navegador ao lado de Cláudio Batista, com quem obteve a 40a colocação na categoria graduados).

Camilo, que também competiu no interior paulista no dia seguinte à premiação do raid junto com o piloto e irmão Alfredo Turcatto (ambos ficaram em quarto lugar), fez questão de comparecer à festa.

“Vim prestigiar a premiação. A prova, que foi muito difícil e, ao mesmo tempo, emocionante e divertida”, disse. “Daqui vou para Ribeirão encontrar o Carlos. Vai ser cansativo, mas estou com todo o pique”, explicou o catarinense de Videira. Ele tem 35 anos e é administrador de empresas.

Ainda segundo Camilo, além de terem largado em primeiro, os vencedores estavam preparados para as dificuldades da prova.

“Já largamos com uma cinta amarrada na frente do jipe, pois se fosse preciso rebocá-lo era só prender no outro carro e ser puxado”.

O navegador, que passou a conviver com os “loucos por 4x4” há apenas quatro anos, recorda-se do começo da prova, quando logo atolaram e atrasaram o restante dos competidores, e da segunda parte do raid.

“Nesta última, a neblina atrapalhou bastante, mas gosto de provas difíceis. Isso sem falar do convívio com os demais colegas de trilhas, que é maravilhoso”, completou.

A dupla vencedora do 18o Raid da Meia-Noite acabou a prova com apenas 343 pontos perdidos e levaram como prêmio um jogo de quatro pneus para off road da Goodyear.

Com o número 1 na porta, Carlos e Camilo ficaram muito distantes dos segundos colocados, o casal Ronaldo e Lidiane Izzo, do carro nº 5, com 7.123 pontos perdidos. Em terceiro, chegaram Jorge Delmanto e Alfredo Turcatto (19.636), seguidos por André Luís/ Flávio Silveira (22.109) e Rangel Custódio/Paulo Ferreira (22.251).

A 18ª edição do Raid da Meia-Noite teve 70 jipes inscritos. A prova, tradicionalmente a mais difícil do ano organizada pelo Jeep Clube do Brasil em parceria com a Mesa Quatro Comunicações, teve 95 quilômetros de trechos cronometrados.

O raid começou pontualmente à meia-noite, no Paço Municipal de Ribeirão Pires. A ordem de largada seguiu o número de porta dos veículos. Logo no começo da trilha, os competidores já enfrentaram uma subida que estava muito escorregadia, devido à chuva que caiu durante toda a semana. Os menos habilidosos e sem pneus especiais para lama precisaram de muita paciência e ajuda do pessoal de apoio para seguir caminho.

Chuva tornou a prova mais difícil

A organização tinha preparado uma prova sem muitas dificuldades, deixando os trechos mais complicados para o final, só para quem quisesse testar o veículo e a habilidade ao volante.

No entanto, com a chuva durante a semana que passou, a trilha ficou tão difícil que nenhum competidor quis enfrentar os oito quilômetros opcionais, só com trechos bem pesados.

“Imprevistos acontecem em toda prova. Procuramos fazer uma prova fácil, mas os carros enroscaram em lugares que não costumam apresentar problemas. Calculamos que cada veículo deveria percorrer a trilha em até cinco horas, mas nenhum competidor conseguiu sair neste tempo.

Assim é o Raid da Meia-Noite”, contou Ricardo Maia, diretor técnico do Jeep Clube do Brasil e responsável pelo levantamento do percurso do evento. O último carro saiu da trilha às 11 horas da manhã do sábado, dia 20.

O 18º Raid da Meia-Noite foi organizado pela Mesa Quatro Comunicações, em parceria com o Jeep Clube do Brasil. O patrocínio foi de Goodyear e Bardahl.

Fonte: ZDL de Comunicação

  
  

Publicado por em